Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 05 de Fevereiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: NHZ2027-16
Nome: FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( NHZ2027-11 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: A disciplina tem como objetivo refletir sobre as possibilidades e os limites da atividade filosófica no Ensino Fundamental. Para tanto, estudar-se-á, em um primeiro momento, a proposta de uma educação filosófica da infância. Em um segundo momento, apresentar-se-á o programa pedagógico-filosófico de Matthew Lipman, assim como as críticas usualmente feitas à proposta lipmaniana. Por fim, a partir destas críticas, serão analisados metodologias e materiais didáticos para a atividade filosófica no Ensino Fundamental.
Referências: CUNHA, J. A. Filosofia na Educação Infantil: fundamentos, métodos e propostas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2005. DANIEL, M. F. A Filosofia e as crianças. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Nova Alexandria, 2000. LIPMAN, M. et alii. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 1994. LORIERI, M. A. Filosofia: fundamentos e métodos. Filosofia no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2002. MONTAIGNE, M. E. Da educação das crianças. In: Ensaios, livro I, capítulo XXVI. Coleção Os pensadores. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 75-89. ABDALLA, M. Uma janela para a filosofia. São Paulo: Paulus, 2004. BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, (Coleção Espírito Crítico), 2002. CASTRO, E. A.; OLIVEIRA, P. R. (Org.). Educando para o pensar. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. CHITOLINA, C.L. A criança e a educação filosófica. Maringá: Dental Press, 2003. CUNHA, J. A. (org.). Sugestões para a sala de aula: uma história de Joaninha na Cidade. Campinas, SP: Editora Átomo, 2013 – (Coleção histórias que rendem boas conversas). ________. Sugestões para a sala de aula: Peixe Fora D´Água! Campinas, SP: Editora Átomo, 2013 – (Coleção histórias que rendem boas conversas). ________. Filosofia para criança: orientação pedagógica para educação infantil e ensino fundamental. Campinas, SP: Editora Átomo, 2008. GILBERT, I. A corujinha filósofa: introdução ao pensar no ensino fundamental. Tradução de Marcelo Dias Almada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. HEER, M. Filosofia em quadrinhos para principiantes. Tradução de Daniel E. M. Cipolla. São Paulo: Cultrix, 2013. KOHAN, W. Filosofia para crianças. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. ________. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. ________. (Org.) Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. ________. O. Ensino de Filosofia: Perspectivas. São Paulo: Autêntica, 2002. KOHAN, W.; WUENSCH, A. M. (Org.). Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis: Vozes, 1999. (Série filosofia e crianças; vol. 1). KOHAN, W.; WAKSMAN, V. (Org.). Filosofia para crianças na prática escolar. Petrópolis: Vozes, 1999. (Série filosofia e crianças; vol. 2). KOHAN, W.; KENNEDY, D. (Org.). Filosofia e infância: possibilidades de um encontro. Petrópolis: Vozes, 1999. (Série filosofia e crianças; vol. 3). KOHAN, W.; LEAL, B. (Org.). Filosofia para crianças em debate. Petrópolis: Vozes, 1999. (Série filosofia e crianças; vol. 4). LIPMAN, M. A filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1990. ________. O pensar na educação. Tradução de Ann Mary Fighiera Perpétuo. Petrópo-lis, RJ: Vozes, 1995. OLIVEIRA, P. R. Filosofia para a formação da criança. São Paulo: Thomson Pioneira, 2003. ________, Minha amiga chapeuzinho. Campinas, SP: Editora Átomo, 2009 – (Coleção histórias que rendem boas conversas). PRENDIN, A.; MURARO, D.; LIMA, F.; CZAIKOSKI, M. Dadedidodúvida! Surpresas da Filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. – (Coleção Textos para Começar a Filosofar) SARDI, S. A. Ula: brincando de pensar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. SILVEIRA, R. J. T. A filosofia vai à escola? Contribuição para a crítica do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Campinas: Autores Associados, 2001. TELES, M. L. S. Filosofia para crianças e adolescentes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. WONSOVICZ, S. Programa Educar para o pensar: Filosofia com crianças, adolescentes e jovens. Florianópolis, SC: Sophos, [data]. WUENSCH, A. M. Revisitando Montaigne – um olhar humanista sobre a educação filosófica das crianças. In: Caderno Linhas Críticas. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, jul 1998, pp. 63-81.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
NHZ2027-11 - FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( NHZ2027-11 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LFIL 2016 - A 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2016 - N 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2016 - N 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2016 - A 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2023 - LCH 2022 2023.3 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2023 - LCH 2022 2023.3 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LCH 2019 2019.2 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LCH 2019 2019.2 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3