Referências: |
CUNHA, J. A. Filosofia na Educação Infantil: fundamentos, métodos e propostas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2005.
DANIEL, M. F. A Filosofia e as crianças. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.
LIPMAN, M. et alii. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
LORIERI, M. A. Filosofia: fundamentos e métodos. Filosofia no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2002.
MONTAIGNE, M. E. Da educação das crianças. In: Ensaios, livro I, capítulo XXVI. Coleção Os pensadores. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 75-89. ABDALLA, M. Uma janela para a filosofia. São Paulo: Paulus, 2004.
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, (Coleção Espírito Crítico), 2002.
CASTRO, E. A.; OLIVEIRA, P. R. (Org.). Educando para o pensar. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
CHITOLINA, C.L. A criança e a educação filosófica. Maringá: Dental Press, 2003.
CUNHA, J. A. (org.). Sugestões para a sala de aula: uma história de Joaninha na Cidade. Campinas, SP: Editora Átomo, 2013 – (Coleção histórias que rendem boas conversas).
________. Sugestões para a sala de aula: Peixe Fora D´Água! Campinas, SP: Editora Átomo, 2013 – (Coleção histórias que rendem boas conversas).
________. Filosofia para criança: orientação pedagógica para educação infantil e ensino fundamental. Campinas, SP: Editora Átomo, 2008.
GILBERT, I. A corujinha filósofa: introdução ao pensar no ensino fundamental. Tradução de Marcelo Dias Almada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
HEER, M. Filosofia em quadrinhos para principiantes. Tradução de Daniel E. M. Cipolla. São Paulo: Cultrix, 2013.
KOHAN, W. Filosofia para crianças. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
________. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
________. (Org.) Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
________. O. Ensino de Filosofia: Perspectivas. São Paulo: Autêntica, 2002.
KOHAN, W.; WUENSCH, A. M. (Org.). Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis: Vozes, 1999. (Série filosofia e crianças; vol. 1).
KOHAN, W.; WAKSMAN, V. (Org.). Filosofia para crianças na prática escolar. Petrópolis: Vozes, 1999. (Série filosofia e crianças; vol. 2).
KOHAN, W.; KENNEDY, D. (Org.). Filosofia e infância: possibilidades de um encontro. Petrópolis: Vozes, 1999. (Série filosofia e crianças; vol. 3).
KOHAN, W.; LEAL, B. (Org.). Filosofia para crianças em debate. Petrópolis: Vozes, 1999. (Série filosofia e crianças; vol. 4).
LIPMAN, M. A filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1990.
________. O pensar na educação. Tradução de Ann Mary Fighiera Perpétuo. Petrópo-lis, RJ: Vozes, 1995.
OLIVEIRA, P. R. Filosofia para a formação da criança. São Paulo: Thomson Pioneira, 2003.
________, Minha amiga chapeuzinho. Campinas, SP: Editora Átomo, 2009 – (Coleção histórias que rendem boas conversas).
PRENDIN, A.; MURARO, D.; LIMA, F.; CZAIKOSKI, M. Dadedidodúvida! Surpresas da Filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. – (Coleção Textos para Começar a Filosofar)
SARDI, S. A. Ula: brincando de pensar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
SILVEIRA, R. J. T. A filosofia vai à escola? Contribuição para a crítica do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Campinas: Autores Associados, 2001.
TELES, M. L. S. Filosofia para crianças e adolescentes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
WONSOVICZ, S. Programa Educar para o pensar: Filosofia com crianças, adolescentes e jovens. Florianópolis, SC: Sophos, [data].
WUENSCH, A. M. Revisitando Montaigne – um olhar humanista sobre a educação filosófica das crianças. In: Caderno Linhas Críticas. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, jul 1998, pp. 63-81. |