Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: NHH2089-16
Nome: PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA: METODOLOGIAS
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Total: 96 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( NHH2061-13 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: O objetivo da disciplina é pesquisar e elaborar diferentes metodologias para o ensino da Filosofia, evidenciando-se os seus pressupostos teórico-práticos. Para realizar este percurso sobre o como ensinar, são recomendadas estratégias diversas para o estudo, a criação e a produção de percursos de aula que mobilizem textos de filosofia, literatura, cinema, novas tecnologias eletrônicas, teatro, revistas e jornais, fragmentos da vida cotidiana, entre outros.
Referências: ASPIS, R. L.; GALLO, S. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009. GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, M. (Org.). Filosofia do Ensino de Filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. ________. (Org.). Ensino de Filosofia: teoria e prática. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2004. KOHAN, W. O. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Trad. de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 96 p. (Coleção Ensino de Filosofia). NETTO, M. J. V.; MARTINS, F. F. R.; KOHAN, W. O. (Orgs.). Encontrar escola. O ato educativo e a experiência da pesquisa em educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014. v. 1. RODRIGO L. M. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. (Coleção Formação de Professores) ADORNO, T. W. O ensaio como forma. In: Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003, p. 15-45. __________. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. ALMEIDA JR., J. B. Fundamentos teórico-metodológico do ensino de filosofia. In Educação em Revista. Marilia, v. 12, n. 1, p. 39-50, 2011. ARAUJO, P. C., BOTTENTUIT JR, J. B. O aplicativo de comunicação Whatsapp como estratégia no ensino de Filosofia. In Temática. Ano XI, n. 2 - Fevereiro de 2015. ARMIJOS PALACIOS, G. De como fazer filosofia sem ser grego, estar morto ou ser gênio. Goiânia: UFG, 1998. BENJAMIN, W. O Narrador. In Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. Rio de Janeiro: Editora brasiliense, 1996. CABRERA, J. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. São Paulo: Editora ROCCO, 2006. CORNELLI, G., CARVALHO, M., DANELON, M. Filosofia. vol. 4. In Coleção explorando o ensino. Ministério da Educação, Secretaria de Educação básica, 2010. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: IMAGO, 1977. ________. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. DERRIDA, J. 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A Filosofia e seu ensino como phármakon. In: Educar em Revista, p. 37-51, 2012. LA SALVIA, André. Problemas de uma pedagogia do conceito, pensando um ensino de filosofia. 1. ed. Rio de Janeiro: Livros Ilimitados, 2016. LIPMAN, M., SHARP, A. M., OSCANYAN, F. S. (Orgs). A Filosofia na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1994. ________. A Filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1990. ________. O pensar na educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MORIN, Edgar. O método IV As ideias. Portugal: Europa-América, 1991. OBIOLS, G. Sobre um modelo geral formal para o ensino de filosofia. In: OBIOLS, G. Uma introdução ao ensino da filosofia. Tradução de Sílvio Gallo. Ijuí: Editora Unijuí, 2002, p. 103-133. PACHECO, J. Escola da ponte: formação e transformação na educaçao. São Paulo: Editora Cortes, 2015. PORTA, M. A. G. A Filosofia a partir dos seus problemas. São Paulo: Loyola, 2002. RANCIÈRE J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2002. RIBAS, M. A. C.; MELLER, M. C.; RODRIGUES, R. A.; GONÇALVES, R. A.; ROCHA, R. P. (Org.). Filosofia e ensino: a filosofia na escola. Ijuí, RS: Editora UNIJUÍ, 2005. RODRIGO L. M. Filosofia no ensino médio: metodologia e práticas de ensino. Cadernos do NEFI/UFPI. Vol. 1, no 1, 2015. ROLLA, Aline Bertilla Mafra; NETO, Antônio dos Santos; QUEIROZ, Ivo Pereira de (Org.). Filosofia e Ensino: possibilidades e desafios. Ijuí, RS: Editora UNIJUÌ, 2003. RONDON, R. Ensinar filosofia com “bons livros” como prática de resistência. In Revista LINHAS. Florianópolis: UDESC, v. 13, n.1, p. 73-87, 2012. SILVA, F. L. História da Filosofia: centro ou referencial?. In: NETO, Henrique Nielsen (Org.) O ensino da filosofia no 2º grau. São Paulo: SEAF/Sofia, 1987, p. 153-162. SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Pedagogia dos monstros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. SOUZA, G. Exercícios de leitura. São Paulo: Editora 34/Duas Cidades, 2009. SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
NHH2061-13 - PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA III
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( NHH2061-13 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LFIL 2016 - A 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 9 Sim
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2016 - N 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 9 Sim
LFIL 2016 - A 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 9 Sim
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2016 - N 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 9 Sim
LH 2024 - LCH 2022 2024.3 HISTÓRIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LH 2024 - LCH 2022 2024.3 HISTÓRIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2023 - LCH 2022 2023.3 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 9 Sim
LFIL 2023 - LCH 2022 2023.3 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 9 Sim
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 9 Sim
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 9 Sim
BCH 2019 2020.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
LCH 2019 2019.2 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LEC 2024 2024.3 EDUCAÇÃO DO CAMPO - UBATUBA - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LEC 2024 2024.3 EDUCAÇÃO DO CAMPO - UBATUBA - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
BCH 2015 2016.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCH 2015 2016.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCH 2019 2020.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LCH 2019 2019.2 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim

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