Referências: |
BENETTI, C. S. Filosofia e Ensino, Singularidade e Diferença: entre Lacan e Deleuze. Ijuí: UNIJUÍ, 2006.
CERLETTI, A.; KOHAN, W. A filosofia no ensino médio: caminhos para pensar o seu sentido. Tradução de Norma Guimarães Azeredo. Brasília: Editora da UNB, 1999.
KARNAL, L. Conversas com um jovem professor. São Paulo: Contexto, 2016.
KOHAN, W. O.; OLARIETA, Fabiana Beatriz (Org.). A escola pública aposta no pensamento. 1. ed. Belo Horizonte: Gutenberg, 2012. 254p. BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.
BRAGA, J. (org.) Objetos de aprendizagem vol. 1: introdução e fundamentos. Santo André: Editora da UFABC, 2014.
________. Objetos de aprendizagem vol. 2: metodologia e desenvolvimento. Santo André: Editora da UFABC, 2015.
COSSUTTA, Frédéric. Didáctica da Filosofia: como interpretar textos filosóficos? Tradução de José C. Eufrásio. Porto, Portugal: Edições ASA, 1998.
________. Elementos para a leitura dos textos filosóficos. Tradução de Ângela de Noronha Begnami, Milton Arruda, Clemence Jouet-Pastré e Neide Sete. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
DOTTA, S. (org.) Aulas virtuais sincronas: condução de webconferência multimodal e multimídia em Educação à distância. Santo André: Editora da UFABC, 2014.
FRANCO. L. (org.) EAD Virtual: entre a teoria e a prática. Santo André: Editora da UFABC, 2015.
KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
KOHAN, W. O.; VIGNA, E. (Org.). Pensar com Sócrates. 1. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
________Pensar com Heráclito. 1. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2013.
LIMA, M. A. C. A pesquisa-ação e o Ensino de Filosofia. Curitiba, PR: Editora CRV, 2013.
MOLETTA, A. Criação de curta-metragem em vídeo digital: uma proposta para produção de baixo custo. São Paulo: Summus, 2009.
________. Fazendo Cinema na Escola: arte audiovisual dentro e fora da sala de aula. São Paulo: Summus, 2014.
OBIOLS, G. O ensino de Filosofia na Argentina: apresentação, problemas e perspectivas. In: GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, M. (Org.). Filosofia do Ensino de Filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003, p. 115-133.
OLIVEIRA, R. J. O livro didático de filosofia em foco. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Ensino Médio: ciência, cultura e trabalho. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. MEC, SEMTEC, 2004.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.
________. A arte de ler ou resistir a adversidade, São Paulo: editora 3, 2009.
RIBAS, M. A. C.; MELLER, M. C.; RODRIGUES, R. A.; GONÇALVES, R. A.; ROCHA, R. P. (Org.). Filosofia e ensino: a filosofia na escola. Ijuí, RS: Editora UNIJUÍ, 2005.
ROLLA, A. B. M.; NETO, A. S.; QUEIROZ, I. P (Org.). Filosofia e Ensino: possibilidades e desafios. Ijuí, RS: Editora UNIJUÌ, 2003.
RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. (Coleção Formação de Professores)
RUFFALDI, E. O ensino de Filosofia na Itália. In: GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, M. (Org.). Filosofia do Ensino de Filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003, p. 134-150.
SARDI, Sérgio Augusto; SOUZA, Draiton Gonzaga; CARBONARA, Vanderlei. Filosofia e sociedade: perspectivas para o ensino da filosofia. Ijuí, RS: Editora UNIJUÍ, 2007. – (Coleção Ensino e Filosofia)
SPINELLI, P. T. et al. (Org.). Diálogos com a escola: experiências em formação continuada em filosofia na UFRGS. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
VON ZUBEN, M.; ARAÚJO, J. S.; COSTA, I. M. Avaliação dos principais livros didáticos de filosofia para o ensino médio existentes no mercado editorial brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 20: maio-out/2013, p. 157- 178.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção e leitura. São Paulo: Cosacnaify, 2007.
ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. Filosofando. Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2005.
BARROS, F. R. M. Estética Filosófica para o Ensino Médio. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
CARROL, L. Alice no país das maravilhas. São Paulo: ZAHAR, 2010. CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010.
CHAUÍ, M. Filosofia. São Paulo: Ática, 2005. (Série Novo Ensino Médio).
COMTE-SPONVILLE, A. Apresentação da filosofia. São Paulo: Instituto Piaget, 2010.
COSTA, M. E. da. (Coord.). Caderno do Aluno: filosofia, Ensino Médio. São Paulo: Secretaria da Educaçnao do Estado de São Paulo (SEE), 2014-2017.
COTRIM, G.; FERNANDES, M. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2013.
CUNHA, J. A. Filosofia: iniciação à investigação filosófica. São Paulo: Alínea, 2013.
FANELLI, S. A incrível fuga da cebola. São Paulo: Ática, 2012.
FIGUEREDO, Vinicius (Org.). Seis filósofos na sala de aula. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2006.
FEITOSA, C. Explicando a Filosofia com Arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
FIGUEIREDO, V. (Org.). Filosofia: Temas e Percursos. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2013.
GAARDER, J. O mundo de sofia. São Paulo: Companhia das letras, 2015.
LORIERI, M. A. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção docência em formação).
MARCONDES, D. Textos básicos de Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
NAGEL, T. Breve introdução à filosofia. São Paulo: Martins fontes, 2007.
NEVES FILHO, E. F.; LEITE JUNIOR, P. G. S.; SCHIO, S. M. (Org.). Filosofia: lições temáticas. Pelotas: UFPel, 2013.
NEVES FILHO, E. F. ; LEITE JUNIOR, P. G. S. (Org.) ; SCHIO, S. M. (Org.) . Filosofia: Lições Temáticas. 1. ed. Porto Alegre: Observatório Gráfico, 2013. v. 1.
NICOLA, U. Antologia ilustrada de Filosofia: das origens à idade moderna. São Paulo: Globo, 2005.
ONFRAY, M. Antimanual de filosofia. Lecciones socráticas y alternativas. Madrid: EDAF, 2007.
PAULA, M. F. Sobre a felicidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
REZENDE, A. (Org.). Curso de Filosofia: para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
SAVATER, Fernando. As perguntas da vida. Tradução de Mônica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
________. Ética para meu filho. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
SILVA, F. L. A felicidade: dos filósofos pré socráticos aos contemporâneos. São Paulo: Claridade, 2011.
SOUZA, S. M. R. Um outro olhar - Filosofia. São Paulo: FTD, 1998. SEVERINO, A. J. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1992.
________. Como ler um texto de filosofia. São Paulo: Paulus, 2008.
TOMAZETTI, E. M.; LOPES, A. R. L. V. (Org.). PIBID-UFSM: Experiências e Aprendizagens, volumes 1 e 2. São Leopoldo: Oikos, 2013.
TROMBETTA, G. L.; BORTOLINI, B. O.; KAPCZYNSKI, A. L. (Org.). Filosofia nos olhos: experiências de ensino. Passo Fundo: Berthier; Aldeia Sul, 2013.
VÁRIOS AUTORES. Os filósofos através dos textos: de Platão a Sartre. Tradução de Constança T. M. Cesar. São Paulo: Paulus. 1997.
VELASCO, P. D. N. Educando para a argumentação: contribuições do ensino da lógica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. (Coleção Ensino de Filosofia, 3)
WEISCHEDEL, W. A escada dos fundos da filosofia. São Paulo: Editora Angra, 1999.
BRASIL: MEC/SEB. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2015: Filosofia – Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.
BRASIL: FNDE/SEB. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático PNLD 2015. |