Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: NHH2023-16
Nome: FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Total: 96 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( NHH2023-13 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Neste curso, toma-se o ensino da filosofia como problema de investigação filosófica, refletindo sobre os pressupostos filosóficos deste ensino: o que é filosofia? O que significa ensinar? E aprender? É possível ensinar e aprender filosofia? O que há de criação e de repetição na filosofia e em seu ensino? Quais os objetivos e o valor formativo da filosofia como disciplina do ensino médio? Quais as relações entre filosofia, história e ensino da filosofia? Discute-se, por fim, o lugar do ensino de filosofia como área de conhecimento e a formação do professor de filosofia entre a questão pedagógica e a problemática filosófica.
Referências: ARANTES, P. et all (Org.). A Filosofia e seu ensino. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo: EDUC, 1995. – (Série eventos) CEPPAS, F. Desencontros entre ensinar e aprender filosofia. Revista Sul-Americana de. Filosofia e Educação. Número 15, nov/2010-abr/2011, p. 44-54. CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid L. Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. GALLO, S.; KOHAN, W. O. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a filosofia no ensino médio. In: GALLO, S.; KOHAN, W. O. (Org.). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000. LEBRUN, G. Por que filósofo?. In: Estudos CEBRAP, São Paulo, V.15, 1976, p.148- 153. OBIOLS, G. Uma introdução ao ensino da filosofia. Tradução de Sílvio Gallo. Ijuí: Editora Unijuí, 2002. PAGOTTO-EUZEBIO, M. S.; ALMEIDA, R. (Org.). O que é isto – a Filosofia [na escola]? São Paulo: Képos, 2014, p. 11-31. CORNELLI, G.; DANELON, M. Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. DELEUZE, G. Nietzsche e a filosofia. Tradução de Edmundo Fernandes Dias e Ruth Joffily Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. FÁVERO, A. A.; RAUBER, J. J.; KOHAN, W. O. (Org.). Um olhar sobre o ensino de filosofia. Unijuí: Editora UNIJUÍ, 2002. GALLO, S. Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2012. GELAMO, R. P. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. LORIERI, M. A. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. MATOS, J. C. A formação pedagógica dos professores de filosofia: um debate, muitas vozes. São Paulo: Edições Loyola, 2013. – (Filosofar é Preciso) MURCHO, D. A natureza da filosofia e o seu ensino. Lisboa: Plátano, 2002. NETO, H.N. (Org.). O ensino da filosofia no 2º grau. São Paulo: SEAF/Sofia, 1987. SILVEIRA, R. J. T.; GOTO, R. A. (Org.). Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Edições Loyola, 2007. – (Filosofar é Preciso) SILVEIRA, R. J. T.; GOTO, R. A. (Org.). A filosofia e seu ensino: caminhos e sentidos. São Paulo: Edições Loyola, 2009. – (Filosofar é Preciso)
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
NHH2023-13 - FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( NHH2023-13 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2016 - N 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 7 Sim
LFIL 2016 - A 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 7 Sim
LFIL 2016 - A 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 7 Sim
BCH 2015 2016.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
LCH 2022 2023.1 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2016 - N 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 7 Sim
BFIL 2022 - BCH 2015 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
LCH 2019 2019.2 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LCH 2019 2019.2 CIÊNCIAS HUMANAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
BCH 2015 2016.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCH 2019 2020.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCH 2019 2020.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2022 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2022 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2011 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2015 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2011 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 7 Sim
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 7 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3