Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: ESHC039-17
Nome: QUESTÕES METODOLÓGICAS EM ECONOMIA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ESHC900-13 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Fundamentos da metodologia científica. A construção do conhecimento científico e a afirmação de teorias: a “visão recebida” e as respostas de Karl Popper, Thomas Kuhn e Imre Lakatos. Trabalhos clássicos da metodologia da economia, de John Stuart Mill a Milton Friedman. O papel da retórica na Economia. Ortodoxia, heterodoxia e mainstream. O papel da formalização e da econometria em economia. Valores e ideologia em economia.
Referências: BACKHOUSE, R. (org.). New Directions in Economic Methodology.Routledge, 1994. GANEM, A.; FREITAS, F.; MALTA. M. (orgs.). Economia e Filosofia. Ed; UFRJ, 2012. GALA, Paulo; REGO, José Márcio (Eds.), A História do Pensamento Econômico como Teoria e Retórica. SP: Ed. 34. KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1976. BLAUG, M. Metodologia da economia: ou como os economistas explicam. São Paulo: Edusp, 1993. BOUMANS, M; DAVIS, J. Economic Methodology – Understanding economics as a science. Houndmills (UK): Palgrave-MacMillan, 2010. HAUSMAN, D. (org.). Philosophy of Economics: an Anthology. Cambridge University Press, 1994. MCCLOSKEY, D. N. The Rhetoric of Economics. The University of Wisconsin Press, 1985. PAULANI, Leda. Modernidade e discurso econômico. São Paulo: Boitempo, 2005.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ESHC900-13 - METODOLOGIA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ESHC900-13 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
BCH 2015 2016.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCE 2022 - BCH 2015 2021.3 CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCE 2022 - BCH 2015 2021.3 CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCE 2021 - BCH 2019 2021.3 CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCE 2021 - BCH 2019 2021.3 CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCE 2017 - N 2017.2 CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Sim 11 Sim
BCE 2017 - N 2017.2 CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Sim 11 Sim
BCE 2022 - BCH 2011 2021.3 CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCE 2017 - A 2017.2 CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Sim 11 Sim
BCE 2017 - A 2017.2 CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Sim 11 Sim
BCE 2022 - BCH 2011 2021.3 CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCH 2015 2016.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCH 2019 2020.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCH 2019 2020.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3