Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: ESZG036-17
Nome: CONCEITOS DE MARKETING
Carga Horária Teórica: 24 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 36 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Conceito de marketing. Valor de cliente. Planejamento estratégico de mercado. Análise de SWOT. Processo de marketing. Análise dos mercados; comportamento de compra. Níveis e modelos de segmentação de mercado. Ciclo de vida do produto. Estratégias e programas de preços. Os 4Ps de marketing. Marketing on line e off line. Curva ABC de vendas. Estratégias e forças competitivas de Porter. Marketing de serviços.
Referências: KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998. PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 2004. ROSENFELD, H. e al. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2005. MATTAR, F.; SANTOS, D. Gerência de Produtos. São Paulo: Saraiva, 2009. KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Ediouro, 2009. MCKENNA, R. Estratégias de Marketing em Tempos de Crise. Rio de Janeiro: Campus, 1999. WIERENGA, B. Handbook of Marketing Decision Models [electronic resource] / edited by Berend Wierenga. ISBN 9780387782133 MAGIN, V. Competition in Marketing [electronic resource]: Two Essays on the Impact of Information on Managerial Decisions and on Spatial Product Differentiation / by Vera Magin. ISBN 9783835092778
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
GES 2010 - A 2010.1 ENGENHARIA DE GESTÃO - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Não
GES 2010 - A 2010.1 ENGENHARIA DE GESTÃO - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
GES 2013 - N 2013.2 ENGENHARIA DE GESTÃO - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
GES 2017 - A 2017.2 ENGENHARIA DE GESTÃO - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Não
GES 2017 - A 2017.2 ENGENHARIA DE GESTÃO - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
GES 2010 - N 2010.1 ENGENHARIA DE GESTÃO - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
GES 2010 - N 2010.1 ENGENHARIA DE GESTÃO - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
GES 2013 - N 2013.2 ENGENHARIA DE GESTÃO - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
GES 2013 - A 2013.2 ENGENHARIA DE GESTÃO - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
GES 2013 - A 2013.2 ENGENHARIA DE GESTÃO - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Não
GES 2017 - N 2017.2 ENGENHARIA DE GESTÃO - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
GES 2017 - N 2017.2 ENGENHARIA DE GESTÃO - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3