Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (11.01.06.27)
Código: CCM-209
Nome: INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Fundamentos de IHC: interação e interface, sistemas interativos, qualidade em IHC, usabilidade, experiência do usuário (UX). Paradigmas de interação: fatores humanos; engenharia semiótica; engenharia cognitiva; engenharia de usabilidade. Estilos de interação com usuários: design de interface, multimodalidade, realidade mista, Interface Natural de Usuário (Natural User Interface – NUI) e Interface Tangível de Usuário (Tangible User Interface – TUI). Processos de design em IHC: Análise, Síntese e Avaliação. Espaço de análise no processo de design de IHC: planejamento, aspectos éticos, métodos e técnicas de investigação e de levantamento de requisitos. Princípios e diretrizes para o design de IHC (princípios; padrões; guias de estilo). Design centrado no humano: perfil do usuário, personas, cenários e análise de tarefas; prototipação; Design Participativo. Avaliação em IHC: planejamento e métodos. Acessibilidade em IHC: tecnologias assistivas, design universal, design inclusivo; e-usabilidade e e-acessibilidade. Tendências de pesquisa em IHC e o mercado de trabalho.
Referências: Bibliografia básica: 1. Barbosa, Simone Diniz Junqueira, and Bruno Santana da Silva. “Interação humanocomputador”. Elsevier, 2010. 2. Benyon, David. “Interação humano-computador.” Pearson-2011 (2011). 3. Kean, Sean, Jonathan Hall, and Phoenix Perry. “Meet the Kinect: An Introduction to Programming Natural User Interfaces”. Apress, 2011. 4. DÍEZ, Ciriaco Castro; JAWORSKI, Przemek; MELGAR, Enrique Ramos. “Arduino and Kinect Projects: Design, Build, Blow Their Minds”., online resource. ISBN: 9781430241683. Disponível em http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4302-4168-3. Bibliografia complementar: 1. Baranauskas, Maria Cecília Calani, Maria Cecília Martins, and José Armando Valente. “Codesign de Redes Digitais: Tecnologia e Educação a Serviço da Inclusão Social”. Penso Editora, 2013. 2. Da Rocha, Heloisa Vieira, and Maria Cecília Calani Baranauskas. “Design e avaliação de interfaces humano-computador”. Unicamp, 2003. 3. Soegaard, Mads, and Rikke Friis Dam. “The Encyclopedia of Human-Computer Interaction.” 2012. 4. de Castro Salgado, Luciana Cardoso, Carla Faria Leitão, and Clarisse de Souza. “A Journey Through Cultures: Metaphors for Guiding the Design of Cross-Cultural Interactive Systems”. Springer Science & Business Media, 2012. 5. De Souza, Clarisse Sieckenius, and Carla Faria Leitão. “Semiotic engineering methods for scientific research in HCI.” Synthesis Lectures on Human-Centered Informatics 2, no. 1 2009. 6. Preece, J.; Rogers, I.; Sharp, H. “Design de Interação: Além da Interação HumanoComputador”; Porto Alegre: Bookman, 2005. 7. Nielsen, Jakob. “Usability engineering”. Elsevier, 1994.

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