Ementa/Descrição: |
Fundamentos de IHC: interação e interface, sistemas interativos, qualidade em IHC, usabilidade, experiência do usuário (UX). Paradigmas de interação: fatores humanos; engenharia semiótica; engenharia cognitiva; engenharia de usabilidade. Estilos de interação com usuários: design de interface, multimodalidade, realidade mista, Interface Natural de Usuário (Natural User Interface NUI) e Interface Tangível de Usuário (Tangible User Interface TUI). Processos de design em IHC: Análise, Síntese e Avaliação. Espaço de análise no processo de design de IHC: planejamento, aspectos éticos, métodos e técnicas de investigação e de levantamento de requisitos. Princípios e diretrizes para o design de IHC (princípios; padrões; guias de estilo). Design centrado no humano: perfil do usuário, personas, cenários e análise de tarefas; prototipação; Design Participativo. Avaliação em IHC: planejamento e métodos. Acessibilidade em IHC: tecnologias assistivas, design universal, design inclusivo; e-usabilidade e e-acessibilidade. Tendências de pesquisa em IHC e o mercado de trabalho. |
Referências: |
Bibliografia básica:
1. Barbosa, Simone Diniz Junqueira, and Bruno Santana da Silva. Interação humanocomputador. Elsevier, 2010.
2. Benyon, David. Interação humano-computador. Pearson-2011 (2011).
3. Kean, Sean, Jonathan Hall, and Phoenix Perry. Meet the Kinect: An Introduction
to Programming Natural User Interfaces. Apress, 2011.
4. DÍEZ, Ciriaco Castro; JAWORSKI, Przemek; MELGAR, Enrique Ramos. Arduino and Kinect Projects: Design, Build, Blow Their Minds., online resource. ISBN: 9781430241683. Disponível em http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4302-4168-3.
Bibliografia complementar:
1. Baranauskas, Maria Cecília Calani, Maria Cecília Martins, and José Armando Valente. Codesign de Redes Digitais: Tecnologia e Educação a Serviço da Inclusão Social. Penso Editora, 2013.
2. Da Rocha, Heloisa Vieira, and Maria Cecília Calani Baranauskas. Design e avaliação de interfaces humano-computador. Unicamp, 2003.
3. Soegaard, Mads, and Rikke Friis Dam. The Encyclopedia of Human-Computer Interaction. 2012.
4. de Castro Salgado, Luciana Cardoso, Carla Faria Leitão, and Clarisse de Souza. A Journey Through Cultures: Metaphors for Guiding the Design of Cross-Cultural Interactive Systems. Springer Science & Business Media, 2012.
5. De Souza, Clarisse Sieckenius, and Carla Faria Leitão. Semiotic engineering methods for scientific research in HCI. Synthesis Lectures on Human-Centered Informatics 2, no. 1 2009.
6. Preece, J.; Rogers, I.; Sharp, H. Design de Interação: Além da Interação HumanoComputador; Porto Alegre: Bookman, 2005.
7. Nielsen, Jakob. Usability engineering. Elsevier, 1994. |