Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-240
Nome: SEMINÁRIOS II
Carga Horária Teórica: 24 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 72 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Discussão de temas atuais e tendências em diversas áreas de pesquisas em Educação e História das Ciências e Matemática pela apresentação de seminários por docentes da universidade e convidados.
Referências: ALVES-MAZOTTI, A., GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo, Pioneira, 1998. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. BICUDO, M. A. V. (Ed.) Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo, Editora da UNESP, 1999. CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo, Thomson, 2004. DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Cad. Bras. Ens. Fís., 21: 145-175, 2004. GRECA, I. Mª (Orgs) A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí : Ed. Unijuí, 2006. MEDEIROS, A. Metodologia de pesquisa em educação em ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, p. 66-72, 2002. SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, 25 (Supl.1): 14-24, 2003. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
CURSOPOS 2006.1 CURSO PÓS - SANTO ANDRÉ - Presencial - M Sim 0 Sim

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