Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-190
Nome: DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: A disciplina pretende discutir temas relacionados aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática - Álgebra, Geometria e Cálculo/Análise - buscando articular a construção de reflexões ligadas a conceitos matemáticos dessas áreas da Matemática, a prática docente nos diferentes níveis de ensino e a investigação de científica na área da Educação Matemática. Pretende discutir tópicos como: pensamento aritmético, pensamento algébrico, simbolismo algébrico, processos de argumentação e prova na Geometria escolar; noções fundamentais de Geometria Euclidiana e Espacial; Conjuntos Numéricos, Funções reais, Derivada, Integral; as noções de infinito e continuidade.
Referências: ALSIMA, C; BURGUÉS, C; FORTUNY, J. M. Invitacion a la Didatica de la Geometria. Madrid: Editorial Sintesis, 1997. ÁVILA, G. Análise Matemática para Licenciatura. 3a edição. São Paulo: Ed Edgar Blücher, 2006. CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: 1978. CARAÇA, B. J. Lições de Álgebra e Análise. V. I e II. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1957. CHEVALLARD, Y. et al. Estudar Matemática. O elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora Ltda, 2001. COXFORD, A. F.; SCHULTE, A. P. As ideias da Álgebra, NCTM tradução de H. H. Domingues, São Paulo: Editora Atual, 1994. D’AMORE, B. Elementos de Didática da Matemática. São Paulo: Ed Livraria da Física, 2007. GARBI, G. G. O romance das equações algébricas. São Paulo: Makron Books, 1997. HOYLES C. & JONES K. Proof in Dynamic Geometry Contexts. In: Mammana C., V. Villani V. (eds.) Perspectives on the Teaching of Geometry for the 21st Century (pp.121-128). Dordrecht: Kluwer, 1998. JOHNSTON-WILDER, S; MASON, J. Developing Thinking in Geometry. London: SAGE, 2005. KIERAN, C. The learning and teaching of school Algebra. Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. MacMillan Publishing Company, 1992. KLEIN, F. Matemática Elementar de um Ponto de Vista Superior. Volume I, Parte I: Aritmética. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2009. KLEIN, F. Matemática Elementar de um Ponto de Vista Superior. Volume I, Parte II: Álgebra. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2011. KLEIN, F. Matemática Elementar de um Ponto de Vista Superior. Volume I, Parte III: Análise. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2011. MASON, J; GRAHAM, A; JOHNSTON-WILDER, S. Develoing Thinking in Algebra. London: SAGE, 2005. PARRA, C. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: ArtMed, 1996. STACEY, K., CHICK, H., KENDAL, M. (Eds). The future of the Teaching and Learning of Algebra – The 12th ICTM Study. New York: Kluwer Academic Publishers, 2004. STEWART, J. Cálculo. vol. 1, 4a Edição. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. THOMAS, G. B. Cálculo. vol. 1, 10a Edição. São Paulo: Addison Wesley, 2003.

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