Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-205
Nome: HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NO BRASIL
Carga Horária Teórica: 24 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 72 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Saberes e técnicas no Brasil na época de colônia portuguesa: construções, artes médicas e boticas, filosofia natural, bibliotecas, matemática e astronomia. A recepção da ciência moderna nas colônias e as chamadas ¿redes de conhecimento¿ intercoloniais. Desenvolvimento cultural, social e econômico dos séculos XVII-XVIII e a Ilustração Luso-Brasileira. Ciências naturais no século XIX, narrativas de viajantes, museus e outras instituições científicas. A modernidade e o boom industrial na virada do século XIX: a circulação de novos saberes nos tempos modernos. Instituições de ciências no período republicano. Interfaces entre a História das Ciências no Brasil e a Educação.
Referências: DANTES, Maria Amélia. Espaços das Ciências no Brasil. Rio de Janeiro: Acesses, 2001 DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Aspectos da Ilustração no Brasil. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 278, 1969. DOMINGUES, A. Para um melhor conhecimento dos domínios coloniais: a constituição de redes de informação no Império português em finais do Setecentos. História, Ciências, Saúde. Manguinhos, vol. VIII (suplemento), 823-38, 2001. FIGUEIRÔA, Silvia F. de Mendonça; SILVA, Clarete. P.; PATACA, Ermelinda M. Aspectos mineralógicos das Viagens Filosóficas pelo território brasileiro na transição do século XVIII para o século XIX. História, Ciências, Saúde Manguinhos, vol. 11(3): 713-29, set.-dez. 2004. GESTEIRA, Heloísa Meireles. A cura do corpo e a conversão da alma – conhecimento da natureza e conquista da América, séculos XVI e XVII. TOPOI, v. 5, n. 8, jan.-jun. 2004, pp. 71-95 HEIZER, Alda. Ciências, Civilização e Império nos Tópicos. Rio de Janeiro: Acesses, 2001 LIMA, Flávia Pedroza; et all. Relações céu-terra entre os indígenas no Brasil: distintos céus, diferentes olhares. In, MATSUURA, Oscar T. (org). História da Astronomia no Brasil. Recife, MAST/MCTI, Cepe Editora e Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, 2014. KURY, L. Homens de ciência no Brasil: impérios coloniais e circulação de informações (1780-1810). História, Ciências, Saúde. Manguinhos, vol. 11 (suplemento 1):109-29, 2004 MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura. Raça como Questão: história, ciência e identidades no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010 VARGAS, Milton. História das Técnicas e da Tecnologia no Brasil. São Paulo: UNESP, 1994.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3