Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-225
Nome: PRÁTICAS EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Discussão e construção de propostas envolvendo conteúdos históricos das Ciências e da Matemática para utilização em diferentes contextos de ensino
Referências: ALLCHIN, D. Teaching the Nature of Science – perspectives and resources. Saint Paul: SHiPS Education Press, 2013. KRAUSE, D.; VIDEIRA, A. (eds.) Brazilian studies in philosophy and history of science – an account of recent works. New York: Springer, 2011. FIGUEIRÔA, Silvia Fernanda de Mendonça; SILVA, Clarete Paranhos; NEWERLA, Vivian Branco; MENDES, Maria Isabel. Subsídios para o uso da História das Ciências no Ensino: exemplos extraídos das Geociências. Ciência e Educação, v.14, n.3, p.497 – 517, 2008. GAVROGLU, K.; RENN, J. Positioning the history of Science. New York: Springer, 2007. Greca, Ileana Maria; Freire Jr, Olival. A “Crítica Forte” da ciência e implicações para a educação em ciências. Ciência & Educação, v.10, n.3, p.343-361, 2004. SILVA, C.C. Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. MATTHEWS, M. Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994. MATTHEWS, M. International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. New York: Springer, 2014.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3