Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-235
Nome: TECNOLOGIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Introdução a métodos quantitativos de tratamento da informação em contextos de ensino e aprendizagem de ciências. Conceitos de armazenamento, busca e recuperação de informação na gestão do conhecimento. Motores de busca especializados em ciências. Representação e organização da informação na linguagem científica. Contribuição das tecnologias da informação e comunicação para mensuração da ciência e disseminação do conhecimento.
Referências: BISQUERRA, R.; SARRIERA, J. C.; MARÍNEZ, F.; Introdução à Estatística - Enfoque Informático com o pacote estatístico SPSS, Porto Alegre: Artmed, 2004. BORGMAN, C. L. Scholarship in the Digital Age: Information, Infrastructure, and the Internet. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2007 BUFREM, L.; PRATES, Y. O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ci. Inf., v.34, n.2, 2006. CALLON, M.; COURTIAL, J. P.; PENAN, H. Cienciometría: la medición de la actividad científica - de la bibliometría a la vigilancia tecnológica. Gijón,Trea, 1995. CAMPOS, M.L.A. Modelização de domínios de conhecimento: uma investigação de princípios fundamentais. Ci. Inf., v.33, n.1, 2004. CUNNINGHAM, S. J.; DILLON, S. M. Authorship Patterns in Information Systems Research, Scientometrics, v.39, n.1, 1997. DANCEY, C. P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia - Usando SPSS para Windows. 3a. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. FERNEDA, E. Introdução aos modelos computacionais de recuperação de informação, Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2012. FOUREZ, G. A Construção das Ciências - Introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Unesp, 1995. LEITE, F.C. L. Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico: proposta de um modelo conceitual. Brasília, 2006. 240p. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília. MASSARU A.; BARROCA, L., & BARBOSA, E. F. Recursos Educacionais Abertos: Aspectos de desenvolvimento no cenário brasileiro. RENOTE, 12(2), 2015. MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999. SIEGEL, S.; CASTELLAN, N. J.; Estatística não-paramétrica para ciências do comportamento. 2a. ed, Porto Alegre: Artmed, 2006 SPINAK, E.” Indicadores Cienciométricos”. Ci. Inf., v. 27, n. 2, p. 141-148, 1998. TAKAI, ITALIANO & FERREIRA. Introdução a banco de dados, IME/USP, 2005. TAROUCO, L. M. R.; SCHMITT, M. A. R.; RODRIGUES, A. P. & VICCARI, R. M. Gestão colaborativa de conteúdo educacional. RENOTE, 7(1), 2009. TORRES, P. L.; SIQUEIRA, L. M. M.; & MATOS, E. L. As redes sociais como forma de compartilhamento de recursos educacionais abertos no Ensino Superior. Revista Diálogo Educacional, 13(38), 183–201, 2013. VANTI, N. A. P. “Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento”. Ci. Inf., v. 31, n. 2, 2002. WILLINSKY, J. (2005). Open Journal Systems: An example of open source software for journal management and publishing. Library Hi-Tech 23 (4), 504-519.

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