Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-230
Nome: SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 24 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 72 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Perspectiva histórica e interdisciplinar da sexualidade. O currículo e a dimensão educativa da sexualidade. Educação sexual no cotidiano escolar. O professor como educador sexual. Subsídios para a elaboração de projetos de educação sexual. O uso de material didático na Educação Sexual.
Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural orientação sexual. Brasília: MEC, 1997, v.10. BRUESS, C.; GREENBERG, J. Sexuality Education: theory and practice. Jones & Bartlett Learning, 2008. FIGUEIRÓ, M. N. D. Formação de educadores sexuais: adiar não é mais possível. Campinas, SP: Mercado de Letras; Londrina, PR: Eduel, 2006. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 9ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1990. _____. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1980. FURLANI, J. Educação Sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. GALLO, S. e SOUSA, R. M. de. Educação do preconceito: ensaios sobre poder e resistência. Campinas, SP: Alínea, 2004. LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. ___.Currículo, gênero e educação. Porto -- Portugal: Porto Editora, 2001. RIBEIRO, P.R.C. Corpos, gêneros e sexualidades: questões possíveis para o currículo escolar. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3