Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-195
Nome: ENSINO E EDUCAÇÃO ESPECIAL
Carga Horária Teórica: 24 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 72 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: A disciplina realizará uma discussão e aprofundamento acerca do ensino e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Sob este enfoque serão discutidos e aprofundados os aspectos históricos e legislativos que oferecem suporte à implantação de práticas de ensino inclusivas e integrativas. Apresentação das recentes pesquisas nacionais e internacionais acerca do ensino inclusivo.
Referências: AMIRALIAN, M.; PINTO, E. B.; GHIRARDI, M.; LICHTIG, I.; MASINI, E. S. e PASQUALIN, L. Conceituando deficiência. Saúde Pública, v.34, n.1,p. 97-103, 2000. BARBOSA-LIMA, M.C.A; CASTRO, G.F. Formação inicial de professores de física: A questão da inclusão de alunos com deficiências visuais no ensino regular. Ciência & Educação, v.18, n.1, p. 81-98, 2012. BARBOSA-LIMA, M.C.A; MACHADO, M.A.D. Os licenciandos frente a uma nova disciplina: ensino de física e inclusão social. Revista Electronica Enseñanza de las Ciencias, v.11, n.2, p 298-315, 2012. BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais. ADAPTAÇÕES CURRICULARES: ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Brasília. MEC/SEMTEC. 1999. CHAUÍ, M. Janela da alma, espelho do mundo. In: Nounes, A. O Olhar. São Paulo. Companhia das Letras, 1988. DECLARAÇÃO de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. In: CONFERÊNCIA MUNDIAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 1994, Salamanca. Salamanca: Unesco, 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf >. Acesso em: 10 maio 2007. FERREIRA, J. R. A nova LDB e as necessidades educativas especiais. In: Caderno CEDES. v.19 n. 46 Campinas, 1998. GONÇALVES, C.O.; BARBOSA-LIMA, M.C.A; Inclusão de deficientes visuais no programa de visita escolar programada no museu de astronomia e ciências afins (MAST). Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 15, p. 7-26, 2013 MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? Ed. Moderna, São Paulo, Coleção Cotidiano escolar, 96 Pg. (2003). MANTOAN, M. T. E. Ensinando à turma toda as diferenças na escola. Pátio- revista pedagógica, ano V, N. 20, fevereiro/abril, P. 18 -23, 2002. MANTOAN, M. T. E. Integração x Inclusão: Escola (de qualidade) para Todos. Pátio – revista pedagógica, ano II, n. 5, maio/julho, p. 48 -51, 1998. MASINI, E. F. S. O perceber e o relacionar-se do deficiente visual; orientando professores especializados. Revista Brasileira de Educação Especial. p. 29-39, 1990. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo, Freitas Bastos, 1975. PÉREZ GÓMEZ, A. I., Compreender o ensino na escola: modelos metodológicos de investigação educativa. In: PÉREZ GÓMEZ, A. I.; SACRISTÁN, J. G. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 99-117. SÃO PAULO, ESTADO: DELIBERAÇÃO CEE Nº 05/00, CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, 2000. SASSAKI, R. K. Quantas pessoas têm deficiência?, In: CEDIPOD: Centro de Documentação e Informação do Portador de Deficiência., Disponível em: www.cedipod.com.br, 1998.

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