Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-215
Nome: PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Aulas teóricas: Conceitos, princípios e pensamentos norteadores da Educação Ambiental. Principais documentos da Educação Ambiental no Brasil e no mundo. Educação ambiental em unidades de conservação. Projetos de educação ambiental: formas de ação coletiva de redução do impacto humano ao ambiente. Pesquisa em Educação Ambiental. Aulas práticas: aprendizagem de técnicas de avaliação e análise de dados em EA, apresentação de seminários sobre artigos de pesquisa em educação ambiental, trabalhos em grupo e saídas de campo.
Referências: BRASIL, Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997. CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental e formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2006. CARVALHO, I.C.M.; GRUM, M.;TRAJBER, R. Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Brasília: Ministério da Educação/SECAD, 2009. GAUDIANO, E. G. Educação Ambiental. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2006. GUIMARÃES, M. (org.) Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. Campinas, SP: Papirus, 2006. LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004. LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental, gestão pública, movimentos sociais e formação humana. São Carlos: RIMA, 2009. LOUREIRO, C.F.B; LAYRARGUES, P.P.; CASTRO, R. S. (orgs). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. MANZOCHI, L. H. Reflexões sobre o potencial educativo de alguns recursos didáticos do campo teórico-metodológico de “conflito socioambiental” na formação continuada de professores em educação ambiental. REU, Sorocaba, SP, v. 35, n. 2, p. 185-208, dez. 2009. PHILIPPI JR., A. & PELICIONI, M. C. F.(orgs) Educação ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: Signus, 2004. REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2004. REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995. (Coleção Questões de Nossa Época) REIGOTA, M. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. São Paulo: Cortez, 1999. SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental. Manual para Elaboração, Administração e Avaliação de Projetos Socioambientais . São Paulo: SMA / CPLEA, 2005. SATO, M. & CARVALHO, I.C.M. Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto alegre: Artmed, 2005.

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