Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-185
Nome: CURRÍCULO E EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Introdução às concepções, dimensões e teorias de currículo. Currículo: compreensões e teorias; Currículo e políticas educacionais; Currículo e conhecimento escolar; Currículo e cultura escolar; Currículo e formação de professores.
Referências: APPLE, M. Ideologia e Currículo. Porto Alegre, Artmed, 2006. APPLE, M.; BALL, S.; GANDIN, L.A. (orgs.). Sociologia da educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013. ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática das ciências. Campinas, SP: Papirus, 2008. DOLL Jr, W. E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997. FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993. FREITAS, M. C.; BICAS, M. S. História Social da Educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2010. GARCIA J. E. Hacia uma teoria alternativa sobre los contenidos escolares. Sevilla. Díada editorial S.L., 1998. GONÇALVES, L. A. O. (Org.). Currículo e políticas públicas. Belo Horizonte, Autêntica, 2003. GOODSON, I. F. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes. 2008a. __________. As Políticas de Currículo e de Escolarização. Petrópolis, Vozes, 2008. JONNAERT, P.; ETTAYEBI, M.; DEFISE, R. Currículo e competências. Porto Alegre: Arted, 2010. LOPES, A. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ., 1999. __________. Políticas de Integração Curricular. Editora da UERJ. Rio de Janeiro 2008. LOPES, A.; MACEDO, E. (orgs.). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo, Cortez, 2006. ____________________. Teoria de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. MACEDO, R. S. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. _____________. Atos de currículo e autonomia pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. MACHADO, N. J. Epistemologia e didática: as concepções do conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez Editora, 2011. MOREIRA, A.F.B. Currículos e Programas no Brasil. Papirus. Campinas. 1997. OLIVEIRA, M.R. (Org.). Confluências e divergências entre didática e currículo. Campinas – SP, Papirus, 1988. PEREIRA, M. Z. C.; LIMA, I. S. (orgs.). Currículo e politicas educacionais. Campinas, SP: Alinea, 2012. PEREIRA, M.Z.C.; CARVALHO, M.E.P; PORTO, R. C. C. (orgs.). Globalização, interculturalidade e currículo na cena escolar. Campinas – SP, Editora Alínea, 2009. PERRENOUD, P. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso, 2013. PINAR, W. O que é teoria do currículo? Porto Editora, 1997. SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre, Artmed, 2000. SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática. Campinas: Autores Associados, 2006. SILVA, T. T. Documentos de identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

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