Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-201
Nome: MODELOS EM QUÍMICA: VALIDADE, USOS E LIMITES
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Visão atual sobre a construção da ciência química. Limites de validade das teorias utilizadas na Química envolvendo: ligação química; reações químicas; equilíbrio químico; reações ácido-base; reações de oxidação-redução; termoquímca; cinética química.
Referências: A. Cachapuz, D. Gil-Pérez, A. Vilches e J. Praia (Orgs.), A Necessária Renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005. Atkins, P.W. & Jones, L. Chemistry: Molecules, Matter, and Changes, W.H. Freeman & Co., New York, 1997. Atkins, P.W. & Jones, L. Princípios de Química, Bookman, Porto Alegre, 3ª Ed. 2006. Brown, T.L.; LeMay Jr., H.E.; Bursten, B.E.; Burdge, J.R. Química – A Ciência Central, Pearson- Prentice Hall, São Paulo, 9ª. Ed. 2005. Ferreira, P.F.M. & Justi, R. S. (2008). Modelagem e o “Fazer Ciência”. Química Nova na Escola, 20, 32-36. Gilbert, J.K.; Justi, R.S.; Treagust, D.F.; Driel, J.V.; Jong, O. (Org.). Chemical Education: Towards Research-based Practice. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer, 2003. Gilbert, J.K.; Treagust, David (Eds.) Multiple Representations in Chemical Education (Models and Modeling in Science Education). 370 p., Springer. 2009. Justi, R,S. & Gilbert, J.K. (2002). Models and modelling in chemical education. In: Gilbert, J. K.; De Jong, O.; Justi, R.; Treagust, D. F., Van Driel, J. H. (Eds.), Chemical Education: Towards Research-based Practice. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2002. Justi, R.S. & Gilbert, J. K. (2002). Science teachers’ knowledge about and attitudes towards the use of models and modelling in learning science. International Journal of Science Education, 24, 1273-1292. Justi, R.S. & Gilbert, J.K. (2002). Modelling, teachers' views on the nature of modelling, and implications for the education of modellers. International Journal of Science Education, 24, 369-387. Kotz, J.C. & Treichel Jr., P. "Química e Reações Químicas", LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., Rio de Janeiro, 3ª Ed., 1998, vol. 1 e 2. Kotz, J.C. & Treichel Jr., P., Chemistry and Chemical Reactivity, Saunders College Publ.,Fort Woeth, 4a Ed., 1999. McQuarrie, D. & Rock, P.A. General Chemistry, W.H, Freeman &Co., 3a Ed., 1991. Spencer, J.N.; Bodner, G.M.; Rickard, L.H. “Química, Estrutura e Dinâmica”, LTC, 2007.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3