Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-106
Nome: METODOLOGIA E HISTORIOGRAFIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ENS-003 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: O pensar e o fazer historiográfico relacionados às ciências e à matemática. Abordagens, teorias e metodologias da Historiografia das Ciências e da Matemática. A pesquisa histórica: o historiador e suas fontes, a narrativa histórica: objetividade e a subjetividade, história e linguagem, história e ficção. A historicidade das ciências e da matemática. Políticas científicas.
Referências: Obrigatória para Linha - História das Ciências. ABRANTES, P. Problemas metodológicos em Historiografia da Ciência. In: Waldomiro, J. (Ed.) Epistemologia e Ensino de Ciências. Salvador: Arcadia/UCSAL, 2002, pp. 51-91. BLOCH, M.. Apologia da História ou o Ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. BURKE, Peter. Testemunha Ocular: história e imagem. Bauru: Edusc, 2004. CHARTIER, Roger. A história cultural. Lisboa: Difel, 1990. FLECK, L. La génesis y el desarrollo de un hecho científico. Madrid: Alianza Editorial, 1986. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997. 240 p KOYRÉ, A. Pensar la ciencia. Madrid: Paidós, 1994. LATOUR, B. A Esperança de Pandora. Ensaios sobre a Realidade dos Estudos Científicos. Bauru, EDUSC: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2001. LE GOFF, J. A História Nova. São Paulo, Martins Fontes, 1988. MARTINEZ, E. (Ed.), Ciencia, tecnología y desarollo: interrelaciones teoricas y metodologicas. Caracas: Nueva Sociedad, 1994, pp. 91-130. McMULLIN, E. "History and philosophy of science: A marriage of convenience?" In: Cohen, R. S., Hooker, C. A., Michalos, A. C., Van Evra, J. W. PESTRE, D. Pour une histoire sociale et culturelle des sciences: nouvelles définitions, nouveaux objets, nouvelles pratiques. Annales: 1995, Histoire, Sciences Sociales, 3: 487-522. VERGARA, M. R., ALMEIDA, M. (Eds.). Ciência, história e historiografia. São Paulo, Via Lettera, 2008.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ENS-003 - HISTORIOGRAFIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ENS-003 ) ATIVO 01/06/2006
( ENS-003 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
CURSOPOS 2006.1 CURSO PÓS - SANTO ANDRÉ - Presencial - M Sim 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3