Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-104
Nome: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS CONTEMPORÂNEAS
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Considerando a relevância da formação de professores no contexto atual da educação científica e matemática, no que se refere às necessidades sociais postas no âmbito da educação, esta disciplina pretende aprofundar a análise dos caminhos percorridos no campo da formação e no desenvolvimento desses profissionais. As temáticas a serem abordadas são: Os saberes, o professor reflexivo e o professor pesquisador - profissionalização no cenário das transformações sociais e educacionais contemporâneas; conceitos de profissionalização e desenvolvimento profissional no contexto das necessidades dos professores nas escolas; determinações históricas e sociais dos conceitos amplamente disseminados de formação inicial e de formação continuada.
Referências: Obrigatória para Linha - Formação de Professores. ALARCÃO, I. (Ed.) Formação Reflexiva de Professores: Estratégias de Supervisão. Porto, Porto Editora, 1996, pp. 11-39. CARVALHO, A.M.P.(org).Formação de Professores Múltiplos Enfoques. 1ª ed. São Paulo: Sarandi, 2013. v. 1. 295p CACHAPUZ, António (Org.) ; CARVALHO, A. M. P. (Org.) ; PÉREZ, Daniel Gil (Org.) . O ensino das ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012. v. 1. 247p . CARVALHO, A.M.P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo, Cortez, 8ª Ed., 2006. CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. (Eds) Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo, Pioneira, 2001. D´AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: Da Teoria à Prática. Campinas, Papirus, 1996. FIORENTINI, D. et al. Formação de Professores de Matemática: Explorando Novos Caminhos com Outros Olhares. Campinas, Mercado de Letras, p. 19-50, 2003. GHEDIN, E., ALMEIDA, M. I., LEITE, Y. U. F. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Liber Libro, 2008. IMBERNÓN, F. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo, Cortez, 2004. IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre, Artmed, 2010. NÓVOA, A. Professores Imagens do futuro presente. Educa, Lisboa, 2009. PAQUAY, L; PERRENOUD, P; ALTET, M; CHALIER, É. (Eds.) Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre, Artmed, 2001. PIMENTA,S.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência em Formação – Docência no Ensino Superior. Cortez Editora, 2014. SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. (Eds.) Formação Docente em Ciências - Memórias e Práticas. Niterói, Eduff, 2003. TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação profissional. 13ªEd. Petrópolis: RJ: Editora vozes. 2012. 325p.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
CURSOPOS 2006.1 CURSO PÓS - SANTO ANDRÉ - Presencial - M Sim 0 Sim

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