Ementa/Descrição: |
A investigação em educação em ciências e matemática: principais tendências da produção científica e metodológica. Fundamentos e características gerais das pesquisas: abordagens, métodos de coleta e análise de dados, ética. Métodos qualitativos de pesquisa: estudo etnográfico, análise de conteúdo, entrevistas, pesquisa-ação, estudos de caso, dentre outros. Problematização das relações teoria-prática nas pesquisas. Relações entre métodos qualitativos e quantitativos. Análise de selecionadas pesquisas realizadas, com enfoque em suas metodologias.
|
Referências: |
Obrigatória para Linha - Ensino-Aprendizagem.
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 9ª Edição. São Paulo, Papirus, 1995.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 2011.
BOAVIDA, J.; AMADO, J. Ciências da educação: epistemologia, identidade e perspectivas. Coimbra: Coimbra University Press, 2008.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BICUDO, M. A. V. (Ed.) Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo, Editora da UNESP, 1999.
CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo, Thomson, 2004.
CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CRESWELL, J.W. Qualitative inquiry & research design: choosing among five approaches. London: Sage, 2013.
DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Cad. Bras. Ens. Fís., 21: 145-175, 2004.
ESTEBAN, M.P.S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH Editora, 2003.
GRECA, I. M. (Org) A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí : Ed. Unijuí, 2006.
KEEVES, J. Educational research methodology and measurement: an international handbook. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
MEDEIROS, A. Metodologia de pesquisa em educação em ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, p. 66-72, 2002.
MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Editora HUCITEC, 2006.
SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, 25 (Supl.1): 14-24, 2003.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.
YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.
|