Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-107
Nome: ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 24 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 72 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Aspectos gerais da relação entre Ensino e História das Ciências e da Matemática. A trajetória da História das Ciências e da Matemática em diversos âmbitos do Ensino de Ciências e Matemática no Brasil e no exterior. Análise crítica de propostas e projetos atuais no Brasil e no exterior. Interfaces com Natureza e Filosofia da Ciência, CTS e outras abordagens.
Referências: CARVALHO, A. M. P.; VANNUCCHI, A. I. History, Philosophy and Science Teaching: some answers to “how”. Scince and Education, 9, p.427-448, 2000. GIL-PEREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v.7, n.2, p.125-153, 2001. MATTHEWS, M. Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994. MATTHEWS, M. International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. New York: Springer, 2014. MARTINS, A. F. História, filosofia, ensino de ciências e formação de professores: desafios, obstáculos e possibilidades. Educação: Teoria e Prática – Vol. 22, n. 40, mai/ago-2012. PEDUZZI, L.O.Q.; MARTINS, A.F.P.; FERREIRA, J.M.H. Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EdUFRN, 2012. SILVA, A.P.B.; GUERRA, A. História da Ciência e Ensino: fontes primárias e propostas para a sala de aula. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
CURSOPOS 2006.1 CURSO PÓS - SANTO ANDRÉ - Presencial - M Sim 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3