Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-275
Nome: ANÁLISE DO DISCURSO DAS CIÊNCIAS
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Papel da comunicação e da linguagem na construção do conhecimento. Contribuições da Linguística e da Análise de Discurso aos métodos qualitativos da pesquisa e à compreensão das condições de produção dos conceitos; comunicação e linguagem das ciências nas perspectivas histórica e evolucionária; processos de produção, recepção e circulação dos discursos da Ciência. Tecnologias da ciência e imaginário social.
Referências: ACHARD, P. et al. Papel da Memória, Campinas, Pontes, 1999. 67p. ALMEIDA, M. J. P. M. Discursos da ciência e da escola: ideologia e leituras possíveis. Campinas, Mercado das Letras, 2004. BRAGA, J.L. & Calazans, R. Comunicação & Educação, São Paulo, Hacker, 2001.156p. CHAUÍ, M. Cultura e democracia - O Discurso Competente e outras Falas, 5a Ed. São Paulo, Cortez, 1990. FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, 114, 197-223, 2001. FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber, São Paulo, Forense, 1987, 3.ed. 239p. FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo, Martins Fontes, 2004. FOUCAULT, M. L´ordre du discours - Leçon inaugurale au Collège de France prononcée le 2 décembre 1970. Paris, Gallimard, 1971. Edição Brasileira: A Ordem do Discurso, 12ª Ed. [trad. Sampaio, L.F.A.]. São Paulo, Loyola, 2005. HABERMAS, J. Técnica e Ciência como Ideologia. [Trad. Morão, A.) Lisboa, Edições 70, 1994. MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso [Trad. Indursky, F.]. Campinas, Pontes, 1997. MALDIDIER, D. A Inquietação do Discurso, Campinas, Pontes, 2003. 110p. MOIRAND, S. Formas discursivas da difusão de saberes na mídia. In: RUA: Rev.do Núcleo de Des.da Criatividade da Unicamp - Nudecri. Campinas, no 6, 2000. ORLANDI, E. P. A Leitura e os Leitores, Campinas, Pontes, 1998. 208p. Ler até pág.126 (3 seminários) ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos, 6. Ed. Campinas, Pontes, 2005. ORLANDI, E. P. Discurso e Texto - Formulação e Circulação dos Sentidos. Campinas, Pontes, 2001. PÊCHEUX, M. O Discurso: estrutura ou acontecimento, Campinas, Pontes, 1997, 2.ed. PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma Crítica a Afirmação do Óbvio, 2. Ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1995. PINTO, M.J. Comunicação & Discurso, São Paulo, Hacker, 1999. 82p. STEINBERGER, M.B. “A Análise do Discurso como ferramenta epistemológica e metodológica de uma geopolítica da cultura”. In: Discursos geopolíticos da mídia, São Paulo: Fapesp, Ed.PUCSP, Cortez, 2005, p.65-94. STEINBERGER, M.B. “A Teoria do Imaginário Social como ferramenta epistemológica complementar em uma geopolítica das mídias”. In: Discursos geopolíticos da mídia, São Paulo: Fapesp, Ed.PUCSP, Cortez, 2005, p.125-152.

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