Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-265
Nome: LINGUAGENS E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE FÍSICA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: O referencial da análise de discurso francesa segundo para estudo de questões de linguagem. Aspectos relativos à construção do conhecimento científico conforme Bachelard. A sala de aula como contexto de investigação de discursos e da construção social do conhecimento. Os papéis de diferentes linguagens (verbal, escrita, imagética, icônica e matemática) na produção das ciências físicas e na atribuição de significados pelos sujeitos. O uso das tecnologias da informação e comunicação.
Referências: ALMEIDA, M. J. P. M. Discursos da Ciência e da Escola: Ideologia e Leituras Possíveis. Campinas: Mercado das Letras, 2004. ALMEIDA, M. J. P. M.; SILVA, H. C. (orgs.) Linguagens, Leituras e Ensino de Ciências. Campinas, SP: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil - ALB, 1998. BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BACHELARD, G. A filosofia do não: filosofia do novo espírito científico. 5ª ed. Editorial Presença, 1991. CROCHICK, L. Educação e ciência como arte: aventuras docentes em busca de uma experiência estética do espaço e tempo físicos. Tese de Doutorado - USP, 2013. LOPES, A. R. C. Bachelard: o filósofo da desilusão. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 134, n.3, p.248-273, dez. 1996. LOPES, A. R. C. Contribuições de Gaston Bachelard ao ensino de ciências. Ensenanza de las ciencias, 11 (3), p. 324-330, 1993. ORLANDI, E. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. 9ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2010. ORLANDI, E. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 5ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2009. PIETROCOLA, M. A matemática como estruturante do conhecimento físico. Cad. Cat. Ens. Fís., v.19, n.1: p.89-109, ago. 2002. SANTOS, V. G. O uso das tecnologias em aulas de ciências: diversificando estratégias e ressignificando conteúdos no ensino fundamental I. Dissertação de Mestrado – UFABC, 2014. SILVA, H. C. Lendo imagens na educação científica: construção e realidade. Pro-Posições, v. 17, n. 1 (49) - jan./abr. 2006 ZANETIC, J. Física e literatura: construindo uma ponte entre as duas culturas. Hist. cienc. saude-Manguinhos, Rio de Janeiro , v. 13, supl. p. 55-70, Oct. 2006. ZANETIC, J. Física e arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, 17 (1 [49]): 39-57, 2006.

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