Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-260
Nome: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 24 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 48 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 72 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Discussão dos conceitos de educação científica não formal, divulgação científica e alfabetização científica. Análise crítica da prática educativa em ambientes não formais de ensino. A importância social e educativa da divulgação/popularização das ciências e a sua comunicação pública. Perspectiva histórica das políticas de popularização da ciência no Brasil e no mundo. Ciência e público. Análise de diferentes dispositivos de divulgação/popularização e de comunicação pública das ciências. Possibilidades de pesquisa e de ações de divulgação científica. A divulgação do conhecimento científico, aspectos gerais.
Referências: ALEXANDRER, E. P.; ALEXANDER, M. An Introduction to the History and Functions of Museums. Londres, Altamira Press (American Association for State and Local History Book Series), 2008. BENNET, T. Past Beyond Memory. Evolutions, Museums, Colonialism. Londres, Routlegde, 2004. BUENO, W. C. Jornalismo Científico. Ciência e Cultura, 37 (9): 1420-1427, 1985. BRANDÃO, H. N. Gêneros do Discurso na Escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. Editora Cortez [Caderno do Museu daVida]. O Formal e o Não Formal na Dimensão Educativa do Museu. Museu da Vida/FIOCRUZ e MAST/MCT, 2001/2002. CARVALHO, M.; LABURU, C. E. Educação Científica. Editora Eduel, 2005. CROSS, J. Informal learning: rediscovering the natural pathways that inspire innovation and performance (Essential Knowledge Resource). Pfeiffer, 2006. FAYARD, P. La sorpresa da Copérnico: el conocimento gira alredor del público. In Alambique didáctica de las Ciencias Experimentales. No 21, pp.9-16, 1999. FENSHAM, P. School science and public understanding of science. International Journal of Science Education, 21 (7): 755-763, 1999. FIGUEIREDO, B. G.; VIDAL, D. G. (Eds.) Museus: dos Gabinetes de Curiosidades à Museologia Moderna. 1. ed. Belo Horizonte; Brasília, Argvmentum/CNPq, 2005. GANHEM, E.; TRILLA, J. Educação Formal e Não-Formal (Pontos e Contrapontos). Editora Summus, 2008. GREGORY J.; MILLER, S. Science in public: Communication, Culture, and Credibility.Cambridge: Basic books, 1998 JENKINS, E. W. School science, citizenship and the public understanding of science. International Journal of Science Education, 21 (7): 703-710, 1999. MARANDINO, M. (Ed.) Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo, FEUSP, 2008. MARANDINO, M. O Conhecimento Biológico nas Exposições de Museus de Ciências: análise do processo de construção do discurso expositivo. Tese de Doutorado. São Paulo, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP), 2001. MASSARANI, L.; TURNEY, J.; MOREIRA, I.C. Terra Incógnita: A Interface entre Ciência e Público. Rio de Janeiro, UFRJ, Casa da Ciência: FIOCRUZ, 2005. NAVAS, A. M. Concepções de Popularização da C&T no Discurso Político: Impactos nos Museus de Ciências. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2008. VIEIRA, C. T. Pensamento critico na educação cientifica. Editora Instituto Piaget, 1997. VOGT, C. (Ed.) Cultura científica: desafios, 28-43. São Paulo, Edusp/Fapesp, 2006.

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