Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-255
Nome: TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Características e temas das principais linhas de pesquisa acadêmica em Educação Matemática. Modelagem e resolução de problemas; experimentação; uso de Tecnologias da Informação e Comunicação; ensino e aprendizagem; concepções de ensino e de Matemática à luz de diversas tendências teórico-metodológicas-epistemológicas da Educação Matemática; limites e possibilidades para a Educação Matemática através de pesquisas e projetos.
Referências: ALMEIDA, L. M. W.; ARAÚJO, J. L.; BISOGNIN, E. (Org.) Práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática: Relatos de Experiência e Propostas Pedagógicas. Londrina: Eduel, 2011. ALMEIDA, M. E. B. Informática e formação de professores (2 v.).Secretaria de Educação a Distância (ProInfo). Brasília: Ministério da Educação, Seed,2000. 192 p. (Série de Estudos. Educação a Distância). BARBOSA, J. C., Caldeira, A. D. e Araújo, J. L. (Org.). Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: Pesquisas e Práticas educacionais. SBEM, Biblioteca do Educador Mateático, v. 3, 2007. BASSANEZI, R. C. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática, Ed. Contexto, 2002. BLUM, W.. ICMI Study 14: Applications and modeling in mathematics education – discussion document. Educational Studies in Mathematics. Vol 51, 1,2, 149-171, 2002. BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, visualization and experimentation. New York: Springer, 2005. (Mathematics Education Library, v. 39). BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 2a ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2001. BRANDT, C. F., BURAK, D. e KLÜBER, T.E. Modelagem Matemática: uma perspectiva para a educação básica, Ed. UEPG, 2010. CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CORRÊA J. Novas tecnologias da informação e da comunicação; novas estratégias de ensino/aprendizagem. In: COSCARELLI, C. V. (Org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 43-50. D´AMBRÓSIO, U. Educação Matemática - Da Teoria à Prática. Campinas, Papirus, 1996. D´AMBRÓSIO, U. Etnomatemática. São Paulo, Ática, 1990. DUBINSKY, E.; TALL, D. Advanced mathematical thinking and the computer. In: TALL, David (Ed.). Advanced mathematical thinking. Dordrecht: Kluwer Academic Publisher, 1994. (Mathematics Education Library, v. 11). p. 231-248. MACHADO, S. D. (Ed.) Educação Matemática: uma introdução. São Paulo, EDUC, 1999. MIGUEL, A., MIORIM, M.A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte, Autêntica, 2004. MIORIM, M. A.; VILELA, D. S. História, Filosofia e Educação Matemática. Campinas, Editora Alínea, 2009. NOSS, R.; HOYLES, C. Windows on Mathematical Meanings: Learning Cultures and Computers. The Netherlands: Kluwer, 1996. SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas, Papirus, 2001. VALENTE, J.A.; PRADO, M.E.B.B.; ALMEIDA, M.E.B. Educação a Distância Via Internet: formação de educadores. São Paulo: Editora Avercamp, 2003.

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