Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-250
Nome: TEORIAS E MODELOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Conceituação de ensino e de aprendizagem. Estudo das principais teorias de ensino e aprendizagem. Análise da perspectiva de complementaridade entre as diversas abordagens teóricas do processo de ensino e aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural. Implicações das teorias de ensino e aprendizagem para o ensino de ciências.
Referências: AUSUBEL, D., NOVAK, J. D., HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980. CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1998. COLL, C., PALACIOS, J., MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação [Volumes. 1, 2]. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996. GEER, U. C. A review of research of constructivist-based strategies for large lecture science classes. Electronic Journal of Science Education, 7: 2, 2002. GIL-PÉREZ, D. et al. Defending constructivism in science education. Science & Education, 11 (6): 557-571, 2002. JOHNSON-LAIRD, P. Mental Models. Towards a Cognitive Science of Language, Inference, and Consciousness. Cambridge: Harvard University Press, 1983. MINGUET, P. A. (Ed.) A construção do conhecimento na educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998. MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, E.P.U., 1986. MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo, E.P.U., 1999. MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no Ensino de Ciências. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2000. PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e Aprendizagem em Piaget e Vigotski. São Paulo, Plexus, 1998. PIAGET, J. Epistemologia genética. 3ª ed. São Paulo, SP : WMF, 2007. ________. A psicologia da criança. 7ª ed. 2013. Rio de Janeiro, RJ : Difel, 2013. ________. The psychology of intelligence. London, GBR: Routledge, 2001. POZO, J. I. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998. TORUNCHA, J. Z. Desarrollo intelectual em las ciencias naturalles. Cuba: Ed. Pueblo y Educacion, 2000. VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Matématiques, 10 (23) : 133-170, 1990. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984. ________. Pensamento e linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1996. WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1995.

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