Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: ATIVIDADE CAPES
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-245
Nome: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ENS-001 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Os princípios da universidade e modelos universitários: conceitos de universidade, estrutura e funcionamento. A interdisciplinaridade no ensino superior. O professor universitário: objetivos no ensino superior, problemas e tendências. Planejamento de cursos, disciplinas e aulas. Avaliação e orientação de trabalhos acadêmicos.
Referências: BENEITONE, P. e outros (Eds.) Tuning América Latina? Reflexiones y perspectivas de La Educación Superior em América Latina, 2007, Universidad de Deusto y Universidad de Groningen. BORDENAVE; J. D; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2011. BROILO, C. L.; CUNHA, M. I. Pedagogia universitária e produção do conhecimento. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS-PUCRS, 2008. 469 p. (Serie RIES/PRONEX, 3). CUNHA, M. I. Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas, SP: Papirus, 2007. 192 p. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico). CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara. JM Editora. 1998. FORGRAD, Plano Nacional de Graduação: um projeto em construção. In: FORGRAD. Resgatando espaços e construindo idéias. 3ª ed. ampl. Uberlândia: Edufu, 2004. MASSETO, T. Competências pedagógicas do professor universitário, Summus, São Paulo, 2003. RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P.(Orgs.) Docência na educação superior: Brasília, 1º e 2 de dezembro de 2005. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. 329 p. – (Coleção Educação Superior em Debate; v. 5). ROMANOWISKI, J. P.; MARTINS, R. D. O.; JUNQUEIRA, S. R. (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: práticas sociais, aulas, saberes e políticas. Curitiba: Champagnat, 2004. ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ENS-001 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
CURSOPOS 2006.1 CURSO PÓS - SANTO ANDRÉ - Presencial - M Sim 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3