Ementa/Descrição: |
Educação Virtual Interativa, Ensino Remoto (Educação online) e Educação à Distância: conceitos, terminologia e paradigmas; Teorias e Paradigmas Educacionais; Cognição e Aprendizagem; Mídia e Aprendizagem; Arquiteturas Pedagógicas para Educação Mediada por Tecnologia; Interatividade e Colaboração em Sistemas de Educação Virtual; Blended Learning; Inteligência Artificial, Computação Vestível e Computação Afetiva na Educação; Representação do Conhecimento; Adaptação e Personalização; Ferramentas Tecnológicas para a Educação: Ambientes de Aprendizagem e Ferramentas de Autoria; Objetos de Aprendizagem; Jogos Digitais, Jogos Sérios e gamificação na Educação; Pensamento computacional e robótica educacional. Inclusão e letramento digital. Tendências e Perspectivas de uso das tecnologias interativas na educação; Trabalho (Revisão Bibliográfica Sistemática, estudo de caso ou projeto prático). |
Referências: |
1. STANKOV, Slavomir; GLAVINIC, Vlado; ROSIC, Marko. Intelligent tutoring systems in e-learning environments: design, implementation and evaluation. Hershey, USA: Information Science Reference, c2011. xx, 423 p., il. ISBN 9781616920081.
2. MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: Uma Visão Integrada. Editora: Thomson Heinle, 2007. ISBN 8522105766.
3. MOURLAS, Constantinos; TSIANOS, Nikos; GERMANAKOS, Panagiotis. Cognitive and Emotional Processes in Web-based Education: Integrating Human Factors and Personalization. (Advances in Web-Based Learning (Awbl) Book Series), 2009. ISBN-10 1605663921.
4. CLARK, Ruth Colvin; MAYER, Richard E. E-Learning and the science of instruction: proven guidelines for consumers and designers of multimedia learning. 3. ed. San Francisco, USA: Pfeiffer, 2011. xviii, 502 p., il. ISBN 9780470874301.
5. BARKLEY, Elizabeth F.; CROSS, K. Patricia; MAJOR, Claire Howell. Collaborative learning techniques: a handbook for college faculty. San Francisco, USA: Jossey-Bass, c2005. xvi, 303 p., il. ISBN 9780787955182.
6. SIMONSON, M.; SMALDINO, S.; ALBRIGHT, M.; ZVACEK, S. Teaching and learning at a distance: foundations of distance education. 5. ed. Boston, USA: Pearson Education, c2012. xxiv, 383 p., il. ISBN 9780132487313.
7. TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo, SP: Senac São Paulo, 2010. 254 p., il. ISBN 9788573599213.
8. BENYON, David. Interação humano-computador. Tradução de Heloísa Coimbra de Souza. Revisão de Ilana de Almeida Souza Concílio. 2. ed. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2011. xx, 442 p., il. ISBN 9788579361098. |