Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (11.01.06.27)
Código: CCM-207
Nome: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA EDUCAÇÃO VIRTUAL INTERATIVA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Educação Virtual Interativa, Ensino Remoto (Educação online) e Educação à Distância: conceitos, terminologia e paradigmas; Teorias e Paradigmas Educacionais; Cognição e Aprendizagem; Mídia e Aprendizagem; Arquiteturas Pedagógicas para Educação Mediada por Tecnologia; Interatividade e Colaboração em Sistemas de Educação Virtual; Blended Learning; Inteligência Artificial, Computação Vestível e Computação Afetiva na Educação; Representação do Conhecimento; Adaptação e Personalização; Ferramentas Tecnológicas para a Educação: Ambientes de Aprendizagem e Ferramentas de Autoria; Objetos de Aprendizagem; Jogos Digitais, Jogos Sérios e gamificação na Educação; Pensamento computacional e robótica educacional. Inclusão e letramento digital. Tendências e Perspectivas de uso das tecnologias interativas na educação; Trabalho (Revisão Bibliográfica Sistemática, estudo de caso ou projeto prático).
Referências: 1. STANKOV, Slavomir; GLAVINIC, Vlado; ROSIC, Marko. Intelligent tutoring systems in e-learning environments: design, implementation and evaluation. Hershey, USA: Information Science Reference, c2011. xx, 423 p., il. ISBN 9781616920081. 2. MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: Uma Visão Integrada. Editora: Thomson Heinle, 2007. ISBN 8522105766. 3. MOURLAS, Constantinos; TSIANOS, Nikos; GERMANAKOS, Panagiotis. Cognitive and Emotional Processes in Web-based Education: Integrating Human Factors and Personalization. (Advances in Web-Based Learning (Awbl) Book Series), 2009. ISBN-10 1605663921. 4. CLARK, Ruth Colvin; MAYER, Richard E. E-Learning and the science of instruction: proven guidelines for consumers and designers of multimedia learning. 3. ed. San Francisco, USA: Pfeiffer, 2011. xviii, 502 p., il. ISBN 9780470874301. 5. BARKLEY, Elizabeth F.; CROSS, K. Patricia; MAJOR, Claire Howell. Collaborative learning techniques: a handbook for college faculty. San Francisco, USA: Jossey-Bass, c2005. xvi, 303 p., il. ISBN 9780787955182. 6. SIMONSON, M.; SMALDINO, S.; ALBRIGHT, M.; ZVACEK, S. Teaching and learning at a distance: foundations of distance education. 5. ed. Boston, USA: Pearson Education, c2012. xxiv, 383 p., il. ISBN 9780132487313. 7. TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo, SP: Senac São Paulo, 2010. 254 p., il. ISBN 9788573599213. 8. BENYON, David. Interação humano-computador. Tradução de Heloísa Coimbra de Souza. Revisão de Ilana de Almeida Souza Concílio. 2. ed. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2011. xx, 442 p., il. ISBN 9788579361098.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3