Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: NHZ2014-11
Nome: FILOSOFIA DA CIÊNCIA PÓS-KUHNIANA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Estudo de aspectos selecionados da fase pós-kuhniana do debate sobre estrutura e dinâmica da ciência e sobre progresso e racionalidade científica, partindo da crítica feita a partir dos anos 70 a Popper e Kuhn, com as novas abordagens trazidas pelos enfoques que redefinem o debate centrado nas noções de modelo (lógica e representacional), na solução de problemas, e no papel dos valores no conhecimento científico.
Referências: DÍEZ, José A. / LORENZANO, Pablo. ¿La concepción estructuralista en el contexto de la filosofía de la ciencia del siglo XX¿. In: DÍEZ, J. A. / LORENZANO, P. (eds). Desarrollos actuales de la metateoría estructuralista: Problemas y discusiones, pp. 13- 78. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2002. Disponível online em: http://plorenzano.files.wordpress.com/2008/12/la-concepcion-estructuralista-en-elcontexto-de-la-filosofia-de-la-ciencia-del-siglo-xx.pdf DUTRA, Luiz Henrique de A. Introdução à teoria da ciência. 2a. ed. Florianópolis: UFSC, 2003. GIERE, Ronald N. ¿Usando modelos para representar a realidade¿. Trad. por Valter A. Bezerra. Disponível online em: https://sites.google.com/site/filosofiadacienciaufabc/bases/Giere_Usando_modelos_pa ra_representar_realidade.pdf LACEY, H. Valores e atividade científica I. São Paulo: Associação Scientiae Studia / Editora 34, 2008. LAUDAN, Larry et al. ¿Mudança científica: modelos filosóficos e pesquisa histórica¿. [Trad. por Caetano E. Plastino.] Estudos Avançados (IEA-USP), n. 19, 1993, pp. 7-89. Disponível online em http://www.usp.br/iea/ e em http://www.scielo.br MOSTERÍN, Jesús. Conceptos y teorías en la ciencia. Madrid: Alianza Editorial, 2000. VAN FRAASSEN, Bas C. A imagem científica. Trad. por Luiz Henrique Dutra. São Paulo: Editora da Unesp, 2007. GIERE, Ronald N. Science without Laws. University of Chicago Press, 1999. GLYMOUR, Clark. Theory and evidence. Princeton University Press, 1980. KRAUSE, Décio. Introdução aos fundamentos axiomáticos da ciência. São Paulo: EPU, 2002. LAUDAN, Larry. Progress and Its Problems: Towards a Theory of Scientific Growth. Londres: Routledge & Kegan Paul, 1977. LAUDAN, Larry. Science and Values - The Aims of Science and Their Role in Scientific Debate. Berkeley: University of California Press, 1984. LOSEE, John. Theories of scientific progress: An introduction. New York / London: Routledge, 2004. PUTNAM, Hilary. O colapso da verdade e outros ensaios. Trad. por Pablo R. Mariconda e Sylvia G. Garcia. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2008.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LFIL 2016 - A 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
BFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2016 - N 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2016 - N 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2016 - A 2017.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2015 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2022 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2022 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2011 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2015 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2011 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3