Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: NHH2061-13
Nome: PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA III
Carga Horária Teórica: 36 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 36 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( NHH2089-16 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Metodologias do ensino de Filosofia. História da Filosofia: centro ou referencial? Possíveis estruturas de planos de aula de Filosofia. Análise de materiais didáticos de Filosofia.
Referências: ASPIS, R. L.; GALLO, S. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009. SILVA, F. L. ¿História da Filosofia: centro ou referencial?¿. In: NETO, Henrique Nielsen (Org.) O ensino da filosofia no 2º grau. São Paulo: SEAF/Sofia, 1987, p. 153-162. GALLO, S. ¿A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade¿. In: SILVEIRA, R. J. T.; GOTO, R. A. (Org.) Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Edições Loyola, 2007, p. 15-36. LIPMAN, M. et all. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 1994. NUNES, B. Proposta para o ensino da filosofia no segundo grau. In: NETO, H. N. (Org.) O ensino da filosofia no 2º grau. São Paulo: SEAF/Sofia, 1987, p. 119-126. ANDERY, M. A. et all. Para compreender a Ciência. 12a ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 2002. ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à Filosofia. 3a ed. São Paulo: Moderna, 2003. CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 13a ed. São Paulo: Ática, 2003. COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. 16a ed. São Paulo: Saraiva, 2006. SÁTIRO, A.; WUENSCH, A. M. Pensando melhor - iniciação ao filosofar. 4a ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2003. Demais manuais: ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. P. Temas de Filosofia. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2005. CHAUÍ, M. Filosofia. São Paulo: Ática, 2001. (Série: Novo Ensino Médio). CUNHA, J. A. Filosofia: iniciação à investigação filosófica. São Paulo: Atual, 1992. REZENDE, A. (Org.). Curso de Filosofia: para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. SEVERINO, A. J. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1992.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
NHH2089-16 - PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA: METODOLOGIAS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( NHH2089-16 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 10 Sim
BCH 2010 2010.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 10 Sim
LFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 10 Sim
LFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 10 Sim
BCH 2010 2010.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3