Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 10 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: NHH2023-13
Nome: FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( NHH2023-16 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: O ensino da Filosofia entre a questão pedagógica e a problemática filosófica. Pressupostos filosóficos do ensino de filosofia. O lugar do conhecimento e da experiência no ensino da Filosofia.
Referências: CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia: como problema filosófico.[La enseñanza de La filosofia como problema filsófico]. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 101 p. (Ensino de filosofia). GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio. Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. 190 p. (Filosofia na escola, 7). NOBRE, Marcos; TERRA, Ricardo. Ensinar Filosofia: uma conversa sobre aprender a aprender. Campinas: Papirus, 2007. 105 p. (Papirus debates). DELEUZE, Gilles; et al. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. 279 p. FÁVERO, Altair Alberto; RAUBER, Jaime José; KOHAN, Walter Omar. Um olhar sobre o ensino de filosofia. Unijuí: Editora UNIJUÍ, 2002. 296 p. (Coleção Filsofia e Ensino). LORIERI, M. A. Filosofia: fundamentos e métodos. SP: Cortez, 2002. MURCHO, Desidério. A natureza da filosofia e o seu ensino. Lisboa: Plátano, 2002. 102 p. (Aula prática). NETO, H.N. (Org.) O ensino da filosofia no 2º grau. São Paulo: SEAF/Sofia, 1987. SILVEIRA, Renê J. T.; GOTO, Roberto. Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Edições Loyola, 2007. 118 p. (Filosofar é preciso).
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
NHH2023-16 - FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( NHH2023-16 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 7 Sim
BFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 7 Sim
BFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 7 Sim
LFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 7 Sim
BCH 2010 2010.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCH 2010 2010.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3