Referências: |
ADORNO, Theodor W. Teoria Estética. [Gesammelte schriften in zwanzig banden 7 Asthetische theorie]. Madrid, Espanha: Akal, 2011. 508 p.
_________, Theodor W. Experiência e criação artística. Lisboa: Edições 70, 2003.
_________, Theodor W. Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003. 173 p. (Coleção espírito crítico).
_________, Theodor W. Filosofia da nova música, São Paulo : Perspectiva, 2009. 165 p.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7 ed.. São Paulo, Brasiliense, 1994. 253 p. (Obras escolhidas, v.1).
_________, Walter. A Obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: Os pensadores. São Paulo: Abril cultural, 1980.
MARCUSE, Herbert. A dimensão estética. Lisboa: Edições 70, 2007. 71 p.
MERLEAU-PONTY, Maurice. La prose Du monde. Paris: Gallimard, 1969. 211 p. (Collection tel). ARANTES, Otília Beatriz Fiori. O lugar da arquitetura depois dos modernos. São Paulo, Nobel/ Edusp, 2000. 246 p.
_______, Otília Beatriz Fiori;ARANTES, Paulo Eduardo. Um ponto cego no projeto moderno de Jürgen Habermas: arquitetura e dimensão estética depois das vanguardas. São Paulo, Brasiliense, 1992.
ALMEIDA, Jorge de. Crítica dialética em Theodor Adorno: música e verdade nos anos vinte. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007. 591 p.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo, Perspectiva, 2010. 78 p.
BAUDRILLARD, Jean. As estratégias fatais. Lisboa, Editorial Estampa, 1996. 169 p.
_______, Jean. A transparência do mal: ensaio sobre os fenômenos extremos. 10 ed. Campinas, Papirus, 1990. 185 p.
_______, Jean. Da sedução. 7 ed. Campinas, Papirus, 2008. 207 p.
_______, Jean. Simulacros e simulação. [Simulacres et simulation]. Lisboa: Relógio d¿Água, 1991. 201 p. (Antropos).
BÜRGER, Peter; ANTUNES, José Pedro. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008. 272 p.
CLAIR, Jean. Malaise dans les musées. Paris: Flammarion, 2007. 139 p. (Café Voltaire).
DANTO, Arthur. Après la fin de l¿art. Paris: Seuil, 1996. 342 p.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. [L¿écriture et La différence]. 4 ed. São Paulo, Perspectiva, 2009. 434 p. (Estudos, 271).
GATTI, Luciano. Constelações: crítica e verdade em Benjamin e Adorno. São Paulo: Loyola, 2009. 355 p.
HEIDEGGER, Martins. A origem da obra de arte. In: Caminhos da floresta, Lisboa: Gulbenkian, 1989.
_______, Martins. A questão da técnica. Petrópolis: Vozes, 2002.
JAKOBSON, Roman. Um olhar sobre Die Aussicht de Hölderlin. In: Poética em ação, São Paulo, Perspectiva, 1990.
HEARTNEY, Eleanor. Pós-modernismo. São Paulo: Cosac Naify, 2001. (Coleção movimento de arte moderna).
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. [L¿empire de I¿éphémére]. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 347 p.
_______, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. [L¿ére Du vide: essais sur I¿individualisme contemporain]. Barueri, SP: Manole, 2005. 197 p.
_______, Giles; VILELA, Mario. Os tempos hiper-modernos. São Paulo, Barcarolla, 2004.
LYOTARD, Jean-François Lyotard. O pós-moderno. Rio de Janeiro, José Olympio, 1986.
NUNES, Benedito; PINHEIRO, Victor Sales (Org.). Ensaios filosóficos, São Paulo:WMF Martins Fontes, 2010. 372 p.
_______, Benedito. Hermenêutica e poesia: o pensamento poético. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. 181 p.
MATOS, Olgária. Benjaminianas: cultura capitalista e fetichismo contemporãneo. São Paulo: UNESP, 2010. 341 p.
DUARTE, Rodrigo; SAFATLE, Vladimir (Org.). Ensaios sobre música e filosofia, São Paulo: Humanitas, 2007. 335 p.
WERLE, Marco Aurélio. Poesia e pensamento em Hölderlin e Heidegger, São Paulo, Edunesp, 2004. 212 p. |