Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: ESHC900-13
Nome: METODOLOGIA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ESHC039-17 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Fundamentos da metodologia científica. A construção do conhecimento científico e a afirmação de teorias: o pensamento de Karl Popper, Thomas Kuhn e Imre Lakatos. História da filosofia da ciência e as principais escolas metodológicas. Paradigmas científicos e os programas de pesquisa. O papel da retórica na Economia. Ortodoxia, heterodoxia e mainstream. Teoria da complexidade.
Referências: CHALMERS, Alan. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 2012. 227 p. GANEM, A.; FREITAS, F.; MALTA. M. (orgs.). Economia e filosofia. Rio de Janeiro: Ed; UFRJ, 2012. 247 p. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1976. 257 p. BACKHOUSE, R. (org.). New directions in economic methodology. New York: Routledge, 1994. 394 p. HAUSMAN, D. (org.). Philosophy of economics: an anthology. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. KLAMER, A.; McCLOSKEY, D.; SOLOW,R. (orgs.). The consequences of economic rhetoric. Cambridge: Cambridge University Press, 1988. MCCLOSKEY, D. N.. The rhetoric of economics. London: The university of Wisconsin Press, 1985. 248 p. __________, D.N. Knowledge and persuasion in economics. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ESHC039-17 - QUESTÕES METODOLÓGICAS EM ECONOMIA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ESHC039-17 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
BCH 2010 2010.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCE 2011 - A 2013.2 CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Sim 7 Sim
BCE 2011 - A 2013.2 CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Sim 7 Sim
BCE 2011 - N 2013.2 CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Sim 7 Sim
BCE 2011 - N 2013.2 CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Sim 7 Sim
BCH 2010 2010.2 CIÊNCIAS E HUMANIDADES - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3