Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: MCZC003-13
Nome: INTRODUÇÃO À PSICOLINGUÍSTICA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( MCZC003-15 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Principais componentes e natureza da função de linguagem sob uma perspectiva interdisciplinar: Evidências das neurociências (neuroimagem, evidências experimentais e clínicas), psicologia cognitiva (psicolinguística) e da modelagem computacional; Estrutura e processamento de linguagem em diferentes níveis (fonético-fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático); Desenvolvimento da linguagem e seus distúrbios; Linguagem escrita (origens, modelos de reconhecimento de palavras, compreensão de textos, modelos de processamento da escrita, transtornos do desenvolvimento da leitura e da escrita, dislexias e agrafias adquiridas); Aquisição de segunda língua/multilinguismo; Relação entre linguagem e pensamento; Relação entre linguagem e outras funções cognitivas; Comunicação animal e evolução filogenética da linguagem.
Referências: BAYLES, K.; TOMOEDA, C. Cognitive-Communication Disorders of Dementia. San Diego: Plural Publishing, 2007. DONALD. M. Origins of the Modern Mind: Three Stages in the Evolution of Culture. Harvard: Harvard University Press, 1993. ELLIS, A. W. Reading, Writing and Dyslexia: A Cognitive Analysis. 2a ed. London: Psychology Press, 1993. EYSENCK, M. W.; KEANE, M. T. Manual de Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2007. LIMONGI, S. C. O. Fonoaudiologia - Informação para a formação: Linguagem: Desenvolvimento normal, Alterações e Distúrbios. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. MANSUR, L. L.; RADANOVIC, M. Neurolinguística: Princípios para a prática clínica. São Paulo: Edições Inteligentes, 2004. PINKER, S. Do que é feito o pensamento: A língua como janela para a natureza humana. São Paulo: STEMMER, B.; WHITAKER, H. A. Handbook of the Neuroscience of Language. London: Academic Press, 2008. LAPOINTE, L. L. Aphasia and Related Neurogenic Language Disorders. New York: Thieme, 2005. LORITZ, D. How the Brain Evolved Language. Oxford: Oxford University Press, 2002. MODY, M.; Silliman, E. R. Brain, Behavior, and Learning in Language and Reading Disorders. New York: The Guilford Press, 2008. PARENTE, M.A.M.P. Cognição e Envelhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2006. PULVERMÜLLER, F. The Neuroscience of Language: On Brain Circuits of Words and Serial Order. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
MCZC003-15 - INTRODUÇÃO À PSICOLINGUÍSTICA E NEUROCIÊNCIA DA LINGUAGEM
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( MCZC003-15 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
BNC 2010/2015 - N 2011.2 NEUROCIÊNCIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BNC 2010/2015 - N 2011.2 NEUROCIÊNCIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BNC 2010/2015 - A 2011.2 NEUROCIÊNCIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BNC 2010/2015 - A 2011.2 NEUROCIÊNCIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim

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