Ementa/Descrição: |
Principais componentes e natureza da função de linguagem sob uma perspectiva interdisciplinar: Evidências das neurociências (neuroimagem, evidências experimentais e clínicas), psicologia cognitiva (psicolinguística) e da modelagem computacional; Estrutura e processamento de linguagem em diferentes níveis (fonético-fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático); Desenvolvimento da linguagem e seus distúrbios; Linguagem escrita (origens, modelos de reconhecimento de palavras, compreensão de textos, modelos de processamento da escrita, transtornos do desenvolvimento da leitura e da escrita, dislexias e agrafias adquiridas); Aquisição de segunda língua/multilinguismo; Relação entre linguagem e pensamento; Relação entre linguagem e outras funções cognitivas; Comunicação animal e evolução filogenética da linguagem. |
Referências: |
BAYLES, K.; TOMOEDA, C. Cognitive-Communication Disorders of Dementia. San Diego: Plural Publishing, 2007.
DONALD. M. Origins of the Modern Mind: Three Stages in the Evolution of Culture. Harvard: Harvard University Press, 1993.
ELLIS, A. W. Reading, Writing and Dyslexia: A Cognitive Analysis. 2a ed. London: Psychology Press, 1993.
EYSENCK, M. W.; KEANE, M. T. Manual de Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LIMONGI, S. C. O. Fonoaudiologia - Informação para a formação: Linguagem: Desenvolvimento normal, Alterações e Distúrbios. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
MANSUR, L. L.; RADANOVIC, M. Neurolinguística: Princípios para a prática clínica. São Paulo: Edições Inteligentes, 2004.
PINKER, S. Do que é feito o pensamento: A língua como janela para a natureza humana. São Paulo:
STEMMER, B.; WHITAKER, H. A. Handbook of the Neuroscience of Language. London: Academic Press, 2008. LAPOINTE, L. L. Aphasia and Related Neurogenic Language Disorders. New York: Thieme, 2005.
LORITZ, D. How the Brain Evolved Language. Oxford: Oxford University Press, 2002.
MODY, M.; Silliman, E. R. Brain, Behavior, and Learning in Language and Reading Disorders. New York: The Guilford Press, 2008.
PARENTE, M.A.M.P. Cognição e Envelhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2006.
PULVERMÜLLER, F. The Neuroscience of Language: On Brain Circuits of Words and Serial Order. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. |