Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: NHZ2027-11
Nome: FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( NHZ2027-16 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: A disciplina tem como objetivo refletir sobre as possibilidades e os limites de trabalhar conteúdos filosóficos no Ensino Fundamental. Para tanto, estudar-se-á, em um primeiro momento, a proposta de Montaigne para uma educação filosófica da infância. Em um segundo momento, apresentar-se-á a proposta pedagógico-filosófica de Matthew Lipman, alguns de seus desdobramentos e as críticas usualmente feitas ao programa lipmaniano.
Referências: CUNHA, J. A. Filosofia na Educação Infantil: fundamentos, métodos e propostas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2005. DANIEL, M. F. A Filosofia e as crianças. São Paulo: Nova Alexandria, 2000. LIPMAN, M. et alii. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 1994. LORIERI, M. A. Filosofia: fundamentos e métodos. Filosofia no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2002. 231 p. MONTAIGNE, M. E. Da educação das crianças ¿. In: Ensaios, livro I, capítulo XXVI. Coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 75-89. CHITOLINA, C. L. A criança e a educação filosófica. Maringá: Dental Press, 2003. KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. _______, Walter Omar. Infância. Entre Educação e Filosofia.Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 264 p. _______, Walter Omar; WUENSCH, A. M. (org.). Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis: Vozes, 1999. 181 p. (Série filosofia e crianças; vol. 1). _______, Walter Omar; KENNEDY, D. (org.). Filosofia e infância: possibilidades de um encontro. Petrópolis: Vozes, 1999. (Série filosofia e crianças; vol. 3). _______, Walter Omar; LEAL, B. (org.). Filosofia para crianças em debate. Petrópolis: Vozes, 1999. (Série filosofia e crianças; vol. 4). LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1990. _______, Matthew. O pensar na educação. Petrópo-lis, RJ: Vozes, 1995. SILVEIRA, R. J. T. A filosofia vai à escola? Contribuição para a crítica do programa de filosofia para crianças de Matthew Lipman. Campinas: Autores Associados, 2001. SPLITTER, L.; SHARP, A. Uma nova educação: a comunidade de investigação na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1999. WUENSCH, A. M. Revisitando Montaigne: um olhar humanista sobre a educação filosófica das crianças ¿. In: Caderno Linhas Críticas. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, jul 1998, p. 63-81.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
NHZ2027-16 - FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( NHZ2027-16 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
BFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2011 - A 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2015 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BFIL 2011 - N 2011.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2022 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2022 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2011 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2015 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BFIL 2022 - BCH 2011 2021.1 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3