Ementa/Descrição: |
A disciplina tem como objetivo refletir sobre as possibilidades e os limites de trabalhar conteúdos filosóficos no Ensino Fundamental. Para tanto, estudar-se-á, em um primeiro momento, a proposta de Montaigne para uma educação filosófica da infância. Em um segundo momento, apresentar-se-á a proposta pedagógico-filosófica de Matthew Lipman, alguns de seus desdobramentos e as críticas usualmente feitas ao programa lipmaniano. |
Referências: |
CUNHA, J. A. Filosofia na Educação Infantil: fundamentos, métodos e propostas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2005.
DANIEL, M. F. A Filosofia e as crianças. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.
LIPMAN, M. et alii. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
LORIERI, M. A. Filosofia: fundamentos e métodos. Filosofia no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2002. 231 p.
MONTAIGNE, M. E. Da educação das crianças ¿. In: Ensaios, livro I, capítulo XXVI. Coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 75-89. CHITOLINA, C. L. A criança e a educação filosófica. Maringá: Dental Press, 2003.
KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
_______, Walter Omar. Infância. Entre Educação e Filosofia.Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 264 p.
_______, Walter Omar; WUENSCH, A. M. (org.). Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis: Vozes, 1999. 181 p. (Série filosofia e crianças; vol. 1).
_______, Walter Omar; KENNEDY, D. (org.). Filosofia e infância: possibilidades de um encontro. Petrópolis: Vozes, 1999. (Série filosofia e crianças; vol. 3).
_______, Walter Omar; LEAL, B. (org.). Filosofia para crianças em debate. Petrópolis: Vozes, 1999. (Série filosofia e crianças; vol. 4).
LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1990.
_______, Matthew. O pensar na educação. Petrópo-lis, RJ: Vozes, 1995.
SILVEIRA, R. J. T. A filosofia vai à escola? Contribuição para a crítica do programa de filosofia para crianças de Matthew Lipman. Campinas: Autores Associados, 2001.
SPLITTER, L.; SHARP, A. Uma nova educação: a comunidade de investigação na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1999.
WUENSCH, A. M. Revisitando Montaigne: um olhar humanista sobre a educação filosófica das crianças ¿. In: Caderno Linhas Críticas. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, jul 1998, p. 63-81. |