Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE (11.01.06.39)
Código: EVD-101
Nome: CURSO DE CAMPO
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 48 h.
Carga Horária Estudo Individual: 192 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 288 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Ementa: A disciplina "Curso de Campo" tem como objetivo principal fornecer aos alunos uma oportunidade para aplicação prática de conceitos teóricos de metodologia científica, análise de dados, redação científica e apresentação oral em várias disciplinas que se dedicam aos estudos sobre Evolução e Diversidade. Para isso, ao longo de cada curso, os alunos desenvolverão pequenos projetos que terão como tema central as interações entre os organismos e também com o ambiente. Os alunos serão introduzidos às principais teorias e ideias vigentes e então estimulados a propor questões que possam ser respondidas através de descrições e/ou experimentações por meio do desenvolvimento de seus projetos interdisciplinares com análises de amplitude variada. Espera-se, com esta conduta, produzir uma interação complementar entre docentes, linhas de pesquisa e disciplinas como Ecologia, Sistemática (Botânica e Zoologia), Evolução e Biologia Molecular. Os alunos terão a oportunidade de percorrer todo o caminho da produção científica, desde a observação de fatos, formulação de perguntas (hipóteses), registros de dados, descrições e experimentações em campo e laboratório, até a discussão, redação e apresentação de relatórios e/ou artigos, experimentando metodologias e visões diferentes, com um maior intercâmbio entre as diferentes disciplinas, proporcionando a base para a interdisciplinaridade. Esta disciplina será dividida em três módulos: Módulo I (duração de uma semana) ¿ Realizado na Instituição. Será composto da apresentação da disciplina e revisão dos principais conceitos teóricos que deverão ser abordados durante as atividades práticas, além do planejamento de expedições; uso de mapas e GPS; legislação básica que regulamenta as atividades de coleta ou manutenção de organismos; técnicas de coleta, anestesia, fixação e conservação de organismos e demais procedimentos em campo; importância de coleções científicas; noções de amostragem etc. Módulo II (duração de duas semanas) ¿ Realiza
Referências:

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