Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 12 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: EXCLUSIVO ESTÁGIO DOCÊNCIA
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA (11.01.06.32)
Código: EBM-119
Nome: ESTÁGIO EM DOCÊNCIA I (TEACHING INTERNSHIP I)
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 24 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 24 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: O objetivo desta disciplina é formar alunos de pós-graduação para a docência de nível superior. As atividades do estágio em docência podem incluir: I - elaboração de plano de curso e/ou aula; II - preparação de aulas teóricas e/ou práticas; III - ministração de aulas teóricas e/ou práticas (máx. 30% da carga horária total); IV - correção de exercícios e/ou provas; V - acompanhamento das avaliações de aprendizagem. O estágio deve ser realizado em alguma disciplina da graduação em Engenharia Biomédica na UFABC. O aluno deverá apresentar um plano de trabalho sucinto, com anuência do professor da disciplina e do orientador, descrevendo a disciplina e as atividades a serem realizadas, com cronograma. Ao final do estágio, o aluno deverá apresentar um relatório sucinto sobre as atividades realizadas. Mais informações: Resolução CONSEPE n° 75 de 2010 - Normatiza os procedimentos para realização de Estágio de Docência na Pós-Graduação. (The aim of this subject is to train postgraduate students in teaching at higher education level. The teaching internship may include: I- contributing to the preparation of course and/or lesson plans; II- preparing theoretical and/or practical lessons; III- teaching theoretical and/or practical lessons, with a maximum of 30% of the total workload of the subject; IV- correcting exercises and/or tests; V- monitoring learning assessments. The student's activity is to carry out a teaching internship in a subject on the Biomedical Engineering degree course at UFABC. The student must submit a brief work plan describing which subject they intend to work in and what activities they intend to carry out, with the respective timetable. This plan must have the agreement of the teacher of the subject and their supervisor. At the end of the internship, the student must submit a brief report on the activities carried out. More information: CONSEPE Resolution No. 75 - Regulates the procedures for teaching internships in postgraduate courses.)
Referências: [1] MASETTO, M (org). Docência na Universidade. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 1998. 112 p. CUNHA, MI. Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. 232 p. [2] CONSTANTINOU C, WIJNEN-MEIJER M. Student evaluations of teaching and the development of a comprehensive measure of teaching effectiveness for medical schools. BMC Med Educ. 2022 Feb 19;22(1):113. [3] STEINERT Y, MANN K, CENTENO A et al. A systematic review of faculty development initiatives designed to improve teaching effectiveness in medical education: BEME Guide No. 8. Med Teach. 2006 Sep;28(6):497-526.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
BIS-011 - ESTÁGIO EM DOCÊNCIA I
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
CURSOPOS 2006.1 CURSO PÓS - SANTO ANDRÉ - Presencial - M Sim 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3