Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Tipo de Disciplina: |
REGULAR |
Forma de Participação: |
EXCLUSIVO ESTÁGIO DOCÊNCIA |
Unidade Responsável: |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA (11.01.06.32) |
Código: |
EBM-119 |
Nome: |
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA I (TEACHING INTERNSHIP I) |
Carga Horária Teórica: |
0 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
24 h. |
Carga Horária Dedicada do Docente: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
24 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
O objetivo desta disciplina é formar alunos de pós-graduação para a docência de nível superior. As atividades do estágio em docência podem incluir: I - elaboração de plano de curso e/ou aula; II - preparação de aulas teóricas e/ou práticas; III - ministração de aulas teóricas e/ou práticas (máx. 30% da carga horária total); IV - correção de exercícios e/ou provas; V - acompanhamento das avaliações de aprendizagem. O estágio deve ser realizado em alguma disciplina da graduação em Engenharia Biomédica na UFABC. O aluno deverá apresentar um plano de trabalho sucinto, com anuência do professor da disciplina e do orientador, descrevendo a disciplina e as atividades a serem realizadas, com cronograma. Ao final do estágio, o aluno deverá apresentar um relatório sucinto sobre as atividades realizadas. Mais informações: Resolução CONSEPE n° 75 de 2010 - Normatiza os procedimentos para realização de Estágio de Docência na Pós-Graduação. (The aim of this subject is to train postgraduate students in teaching at higher education level. The teaching internship may include: I- contributing to the preparation of course and/or lesson plans; II- preparing theoretical and/or practical lessons; III- teaching theoretical and/or practical lessons, with a maximum of 30% of the total workload of the subject; IV- correcting exercises and/or tests; V- monitoring learning assessments. The student's activity is to carry out a teaching internship in a subject on the Biomedical Engineering degree course at UFABC. The student must submit a brief work plan describing which subject they intend to work in and what activities they intend to carry out, with the respective timetable. This plan must have the agreement of the teacher of the subject and their supervisor. At the end of the internship, the student must submit a brief report on the activities carried out. More information: CONSEPE Resolution No. 75 - Regulates the procedures for teaching internships in postgraduate courses.) |
Referências: |
[1] MASETTO, M (org). Docência na Universidade. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 1998. 112 p. CUNHA, MI. Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. 232 p. [2] CONSTANTINOU C, WIJNEN-MEIJER M. Student evaluations of teaching and the development of a comprehensive measure of teaching effectiveness for medical schools. BMC Med Educ. 2022 Feb 19;22(1):113. [3] STEINERT Y, MANN K, CENTENO A et al. A systematic review of faculty development initiatives designed to improve teaching effectiveness in medical education: BEME Guide No. 8. Med Teach. 2006 Sep;28(6):497-526. |
|
|