Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Tipo de Disciplina: |
REGULAR |
Forma de Participação: |
ATIVIDADE CAPES |
Unidade Responsável: |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA (11.01.06.32) |
Código: |
EBM-119 |
Nome: |
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA I |
Carga Horária Teórica: |
0 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
24 h. |
Carga Horária Dedicada do Docente: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
24 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
O objetivo desta disciplina é contribuir para a formação do aluno de pós-graduação quanto à docência de nível superior. O estágio em docência pode incluir as seguintes atividades a serem realizadas pelo aluno: I - contribuir na elaboração do plano de curso e/ou de aula; II - preparar aulas teóricas e/ou práticas; III - ministrar aulas teóricas e/ou práticas, com o máximo de 30% da carga horária total da disciplina; IV - corrigir exercícios e/ou provas e V - acompanhar as avaliações de aprendizagem. A atividade do aluno é a realização do estágio em docência em alguma disciplina do curso de graduação da Engenharia Biomédica na UFABC. Para tanto, o aluno deverá apresentar um plano de trabalho sucinto descrevendo em qual disciplina pretende atuar e quais atividades pretende realizar, com respectivo cronograma. Este plano de trabalho deve ter a anuência do professor da disciplina que o aluno irá atuar e de seu orientador. Ao final do estágio na disciplina, o aluno deverá apresentar um relatório sucinto sobre suas atividades realizadas no estágio em docência. Mais informações: Resolução do CONSEPE n° 75 de 2010 - Normatiza os procedimentos para realização de Estágio de Docência na Pós-Graduação. |
Referências: |
MASETTO, M (org). Docência na Universidade. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 1998. 112 p. CUNHA, MI. Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. 232 p. |
|
|