Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: ESZP026-13
Nome: MEMÓRIA, IDENTIDADES SOCIAIS E CIDADANIA NAS SOCIEDADES COMPLEXAS CONTEMPORÂNEAS
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Introdução à temática de Memória, Identidades sociais e cidadania. Os lugares da memória nas sociedades complexas contemporâneas. O global e o local na cultura: Memória, identidades e cidadania no contexto dos movimentos sociais e culturais brasileiros. Transformações culturais na passagem da cultura oral para a escrita. Identidades em choque e conflitos sociais no Estado democrático de Direito. Do oral para o escrito: entrevistas nas Políticas públicas. Diálogos entre a oralidade e a cultura mediática na sociedade contemporânea.
Referências: BAUMAN, Zygmunt, Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BOM MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 1996. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T. A.Queiroz, 1987. HALBWACHS, Maurice. Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. BAUMAN, Zygmunt, Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. BOM MEIHY, José Carlos Sebe. (Re)introduzindo a história Oral no Brasil. São Paulo, Xamã/FFLCH, 1996. DAHRENDORF, Ralf, O conflito social moderno. Um ensaio sobre a política da liberdade. Jorge Zahar Editor/ EDUSP, Rio de Janeiro, São Paulo, 1987. MELUCCI, Alberto. A invenção do presente. Movimentos Sociais nas sociedades complexas. Petrópolis: Vozes, 2001. POLLACK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.2, n.3, p.3-15, 1989. PORTELLI, A., Elogio de La Grabadora:Giani Bosio y las Orígenes de La historia oral. Histórias, 30, México:DF, 1993 SHARPE, Jim. A História vista de Baixo. In: BURKE, Peter. (Org.) A Escrita da História. São Paulo: UNESP, 1992. SOUZA, V./ ROSA, R., Políticas Públicas e a construção da identidade nas relações de trabalho. Porto Alegre: Civitas, n.1, v. 5, jan-jun 2005. THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade. Petrópolis: RJ, Vozes, 1998. THOMPSON, Paul. A voz do passado: História Oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
BPP 2023 - BCH 2022 2023.3 POLÍTICAS PÚBLICAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BPP 2023 - BCH 2022 2023.3 POLÍTICAS PÚBLICAS - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim

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