Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Tipo de Disciplina: |
REGULAR |
Forma de Participação: |
DISCIPLINA REGULAR |
Unidade Responsável: |
PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO (11.01.06.24) |
Código: |
NCG-304 |
Nome: |
PSICOPATOLOGIA E NEUROPSICOLOGIA |
Carga Horária Teórica: |
48 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
96 h. |
Carga Horária Dedicada do Docente: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
144 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( NCGOBR002 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
Esta disciplina tem como objetivo introduzir o aluno de pós-graduação na área de neuropsicologia, com ênfase em avaliação de distúrbios cognitivos, doenças mentais e psicopatologia. Classificações internacionais das doenças mentais; biologia da psicopatologia; sintomas cognitivos da psicose; déficit cognitivo em distúrbios de humor; avaliação neuropsicológica; sintomatologia de lesões corticais.
|
Referências: |
Bruce L. Miller, Jeffrey L. Cummings. The Human Frontal Lobes, Third Edition: Functions and Disorders. The Guilford Press; 2017. Catherine Haslam, Roy Kessels. Errorless Learning in
Neuropsychological Rehabilitation: Mechanisms, Efficacy and Application, Psychology Press; 2017. Alfredo Ardila. Historical Development of Human Cognition: A Cultural-Historical
Neuropsychological Perspective. Springer; 2018 Muriel Deutsch Lezak, Diane B. Howieson, Erin D. Bigler. Neuropsychological Assessment, 5th edition. Oxford University Press, 2016. |
|
|
|