Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO (11.01.06.24)
Código: NCG-103
Nome: NEURODEGENERAÇÃO E NEUROFARMACOGENÉTICA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: O avanço de terapias visando proteção e regeneração do sistema nervoso tem recebido grande atenção da comunidade científica. Nesta disciplina o aluno tomará contato com os princípios e inovações ligadas à esta área de pesquisa. Bases biológicas de neuropatologias; vias intracelulares envolvidas nos processos de degeneração e morte neuronal; biologia computacional aplicada à doenças neurodegenerativas; avanços nas estratégias de proteção e regeneração por terapia celular e gênica; novas tecnologias envolvidas em tratamentos cognitivos baseados em análise genômica individualizada.
Referências: Anthony Schapira, Zbigniew K. Wszolek, Ted M. Dawson, Nicholas Wood. Neurodegeneration 1st Edition. Wiley-Blackwell; 2017. Hari S. Sharma, Dafin F. Muresanu, Aruna Sharma. Drug and Gene Delivery to the Central Nervous System for Neuroprotection: Nanotechnological Advances 1st ed.Springer; 2017. edition , 2017. Mahendra K. Thakur, Suresh I.S. Rattan. Brain Aging and Therapeutic Interventions. Springer; 2012.

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