Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Tipo de Disciplina: |
REGULAR |
Forma de Participação: |
DISCIPLINA REGULAR |
Unidade Responsável: |
PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO (11.01.06.24) |
Código: |
NCG-303 |
Nome: |
MÉTODOS PSICOFÍSICOS E PSICOFISIOLÓGICOS |
Carga Horária Teórica: |
36 h. |
Carga Horária Prática: |
12 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
96 h. |
Carga Horária Dedicada do Docente: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
144 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( NCGOBR002 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
Esta disciplina visa apresentar as principais técnicas para a quantificação de respostas comportamentais e fisiológicas resultantes de processos psicológicos, como também paradigmas para a modelagem quantitativa dos mesmos. Tópicos abordados: conceitos em psicofísica: limiares sensoriais; escalonamento sensorial; a função psicométrica; métodos adaptativos; teoria de detecção de sinais; medidas de resposta em eletroencefalografia, eletromiografia; medidas psicofisiológicas; rastreamento ocular. |
Referências: |
John T. Cacioppo , Louis G. Tassinary, Gary G. Berntson Handbook of Psychophysiology Cambridge Handbooks in Psychology) 4th Edition. Cambridge University Press, 2017. Robert F.
Potter, Paul Bolls. Psychophysiological Measurement and Meaning: Cognitive and Emotional Processing of Media (Routledge Communication Series). Routledge, 2011. Maloney, L. T.;
Knoblauch, K. Modeling Psychophysical Data In R. Springer, 2016. p. Kingdom, F. A. A.; Prins, N. Psychophysics. Academic Press, 2009. 304 p. Senior, C; Russell, T.; Gazzaniga, M. S. Methods
in Mind. MIT Press, 2009. |
|
|
|