Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Tipo de Disciplina: |
REGULAR |
Forma de Participação: |
DISCIPLINA REGULAR |
Unidade Responsável: |
PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO (11.01.06.24) |
Código: |
NCG-102 |
Nome: |
MEMÓRIA E APRENDIZAGEM |
Carga Horária Teórica: |
48 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
96 h. |
Carga Horária Dedicada do Docente: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
144 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( NCG-112 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
Esta disciplina tem como objetivo aprofundar o conhecimento do aluno sobre as bases biológicas e teóricas da memória e a relação com o processo de aprendizagem. Bases históricas, fenômenos e teorias de memória e aprendizagem, plasticidade neuronal; circuitos neurais; condicionamento clássico e operante; distúrbios de memória; modelos biológicos e computacionais de memória e aprendizagem; aplicações
tecnológicas e implicações na educação e sociedade. |
Referências: |
Howard Eichenbaum. The Cognitive Neuroscience of Memory: An Introduction, 2nd Edition. Oxford University Press, 2011. Larry Squire, Darwin Berg, Floyd E. Bloom, Sascha du Lac, Anirvan
Ghosh, Nicholas C. Spitzer. Fundamental Neuroscience 4th Edition, Academic Press, 2012. Eric R. Kandel MD, Yadin Dudai PhD, Mark R. Mayford PhD. Learning and Memory (Cold Spring
Harbor Perspective in Biology) Reprint Edition. Cold Spring Harbor Laboratory Press; 2015. Jerry W. Rudy (Author). The Neurobiology of Learning and Memory 2nd Edition. Sinauer
Associates is an imprint of Oxford University Press; 2013. Edmund T. Rolls. Cerebral Cortex: Principles of Operation. Oxford University Press; 2016. |
|
|
|