Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Tipo de Disciplina: |
REGULAR |
Forma de Participação: |
DISCIPLINA REGULAR |
Unidade Responsável: |
PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO (11.01.06.24) |
Código: |
NCG-302 |
Nome: |
FUNÇÕES COGNITIVAS SUPERIORES |
Carga Horária Teórica: |
48 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
96 h. |
Carga Horária Dedicada do Docente: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
144 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( NCGOBR002 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
O objetivo desta disciplina é apresentar ao aluno fundamentos e metodologias para o estudo de funções cognitivas de alto nível. Representação; lógica normativa e descritiva; raciocínio e linguagem; tomada de decisão e neuroeconomia; criatividade e resolução de problemas; estados de alerta e consciência; modulação de funções cognitivas superiores por emoção; implicações para a ergonomia cognitiva. |
Referências: |
Gazzaniga MS, Ivry RB, Mangun GR. W. W. Cognitive Neuroscience: The Biology of the Mind (4th edition). Norton & Company; 2013. Edmund T. Rolls. Emotion and decision making explained
1st Edition. Oxford University Press; 2013. Edmund T. Rolls. Cerebral Cortex: Principles of Operation. Oxford University Press; 2016. Manktelow, K. Reasoning And Thinking. Taylor & Francis
Usa, 2011. 264 p. Holyoak, K. J. The Oxford Handbook of Thinking and Reasoning. 1st Edition. Oxford University Press; 2013. |
|
|
|