Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO (11.01.06.24)
Código: NCG-104
Nome: DESENVOLVIMENTO NEURAL E COGNITIVO
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: O objetivo desta disciplina é colocar o aluno em contato com os avanços na área de desenvolvimento do sistema nervoso, tanto no nível celular quanto com relação aos aspectos cognitivos. Fisiologia de células-tronco e progenitoras; diferenciação neuronal; análise da expressão gênica no desenvolvimento por biologia computacional; gênese de circuitos neurais e sua relação com o comportamento; desenvolvimento cognitivo e emocional; aspectos cognitivos de distúrbios de desenvolvimento.
Referências: Usha Goswami. The Wiley-Blackwell Handbook of Childhood Cognitive Development, 2nd Edition. Wiley-Blackwell; 2013. Daniel J. Siegel M.D. The Developing Mind, Second Edition: How Relationships and the Brain Interact to Shape Who We Are. The Guilford Press; 2015. Peter K. Smith, Craig H. Hart. The Wiley-Blackwell Handbook of Childhood Social Development 2nd Edition.Wiley-Blackwell;, 2013. Sanes, Dan H., Reh, Thomas A., Harris, William A. Development of the Nervous System, 3rd Edition. AP,2011. Johnson, MH. Developmental Cognitive Neuroscience: An Introduction, 4th Edition. Wiley-Blackwell, 2015.

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3