Ementa/Descrição: |
2014 - R. Bassanezi. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. Editora Contexto, 2004.
F. R. Giordano, W. P. Fox, S. B. Horton, and M. D. Weir. A First Course in Mathematical Modeling. Brooks Cole, 2008.
M.M. Meerschaert. Mathematical Modeling. Academic Press, 2007.
W. Blum, P. L. Galbraith, H. Henn and M. Niss, (Eds). Modelling and Applications in Mathematics Education. The 14th ICMI Study. Springer Verlag, 2007.
até 2013 - A filosofia científica da modelagem matemática de problemas do mundo real. A
modelagem matemática na sala de aula e seus principais desafios. Exploração das
principais etapas da modelagem de problemas que utilizam ferramentas matemáticas do
Ensino Médio. Observação de problemas reais, identificação das componentes variáveis e
dos parâmetros importantes inerentes ao modelo e as suas interações. Estratégias de
modelagem e construção de modelos matemáticos de problemas reais: Hipóteses para o
modelo. Formulação e resolução matemática do problema. Interpretação da solução.
Validação do modelo. Uso do modelo para explicar e prever os fenômenos associados ao
modelo. Aperfeiçoamento de modelos. Coleta de dados e estimativa dos parâmetros a
serem usados no modelo. Ferramentas matemáticas e estatísticas para tratamento de
dados. Variações simples, média e relativa. Ajustes. Modelos discretos. Equações
discretas. Solução teórica, gráfica e numérica de equações discretas.
|