Ementa/Descrição: |
O curso pretende promover discussões e reflexões sobre o papel de diferentes linguagens na construção do conhecimento físico a partir de duas
perspectivas diferentes: a cultural e a da sala de aula. Os objetivos específicos de cada um dos dois blocos, A e B, que compõem o curso são:
Bloco A (perspectiva cultural): (1) explorar o potencial de diferentes linguagens: matemática, literatura, teatro e cinema, como formas de
representação da realidade sensorial e de sua transcodificação em conceitos e teorias da Física; (2) propiciar discussões e reflexões sobre a
naturalidade dos sentidos e a natureza do olhar da Ciência e suas implicações na construção de significados no ensino e aprendizagem da Física;
Bloco B (perspectiva da sala de aula): (3) estudar a sala de aula como contexto para a investigação dos processos de ensino e aprendizagem e a
análise do discurso como forma de compreender aspectos inerentes à construção social de conhecimentos: como estes são apresentados,
interpretados, elaborados, entendidos, mal-entendidos, compartilhados, negociados, entre outros.
|