Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38)
Código: ENS-130
Nome: LINGUAGENS E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE FÍSICA
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 96 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 144 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: O curso pretende promover discussões e reflexões sobre o papel de diferentes linguagens na construção do conhecimento físico a partir de duas perspectivas diferentes: a cultural e a da sala de aula. Os objetivos específicos de cada um dos dois blocos, A e B, que compõem o curso são: Bloco A (perspectiva cultural): (1) explorar o potencial de diferentes linguagens: matemática, literatura, teatro e cinema, como formas de representação da realidade sensorial e de sua transcodificação em conceitos e teorias da Física; (2) propiciar discussões e reflexões sobre a naturalidade dos sentidos e a natureza do olhar da Ciência e suas implicações na construção de significados no ensino e aprendizagem da Física; Bloco B (perspectiva da sala de aula): (3) estudar a sala de aula como contexto para a investigação dos processos de ensino e aprendizagem e a análise do discurso como forma de compreender aspectos inerentes à construção social de conhecimentos: como estes são apresentados, interpretados, elaborados, entendidos, mal-entendidos, compartilhados, negociados, entre outros.
Referências:

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3