Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Tipo de Disciplina: |
REGULAR |
Forma de Participação: |
DISCIPLINA REGULAR |
Unidade Responsável: |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (11.01.06.38) |
Código: |
ENS-001 |
Nome: |
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR |
Carga Horária Teórica: |
48 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
96 h. |
Carga Horária Dedicada do Docente: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
144 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
Os princípios da universidade e o modelo universitário brasileiro: conceito de universidade, conceito de docência no ensino superior. O professor
universitário e o novo paradigma educacional: objetivos no ensino superior - problemas e tendências. Teorias do ensino-aprendizagem: estratégias
de ensino-aprendizagem; teorias de ensino e aprendizagem aplicadas ao ensino de ciências. Planejamento de disciplinas, cursos e currículos. Ensino
experimental em química. Recursos e material de apoio: possibilidades e limitações dos vários tipos de recursos didáticos, o uso de recursos áudiovisuais
e de informática no ensino. Orientação do trabalho acadêmico no ensino superior (IC, TCC). Avaliação no ensino superior. A
interdisciplinaridade no ensino.
|
Referências: |
|
|
|