Ementa/Descrição: |
Objetivos: Compreender e analisar os fenômenos culturais na sociedade contemporânea e sua estreita articulação com a rápida mudança
tecnológica enfatizando os aspectos relacionados à Comunicação e à nova Sociedade da Informação. Problematizar temas e conceitos relacionados
às formas atuais de mediação cultural que, induzidos pelos sistemas midiáticos de base tecnológica, destroem e recompõem aceleradamente valores
e crenças, atribuindo novos significados às estruturas do cotidiano.
Programa: Cultura, Comunicação Social, Sistema de Mídias e Sociedade da Informação: abordagem conceitual, transformações históricas e
tecnológicas, impactos na atualidade. Comunicação, cultura e contemporaneidade. Formação de comunidades midiáticas. Produção da Estética
Contemporânea: a arte mediada pela tecnologia das mídias. Cultura urbana e experimentalismo midiático. Constituição da sociedade virtual da
informação e do conhecimento. Cultura política e virtualidade. Cibercultura e mundo digital. Práticas colaborativas, propriedade imaterial e a
construção do comum. Modelos de compartilhamento em rede e movimentos colaborativos.
|