Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (11.01.06.30)
Código: CHS-203
Nome: POLÍTICAS DE C,T&I NO BRASIL
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 60 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 108 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivos: Analisar a constituição de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) no Brasil com ênfase no período pós-1930. Discutir o papel dos diferentes atores sociais - universidades, empresas, instituições de pesquisa - na realização de pesquisa e inovação. Apresentar uma visão de conjunto acerca do papel das agências de fomento, dos convênios e intercâmbios para formação de recursos em C,T&I, bem como os modelos internacionais que se constituíram em parâmetro para atividade científica no país. Abordar os problemas mais significativos de integração e coordenação do sistema nacional de C,T&I. Programa: O programa divide-se em duas partes distintas, porém integradas. A primeira, de caráter histórico, oferece ao estudante a compreensão dos processos de formação de ambientes diferenciados da pesquisa científica, tecnológica e da inovação no país. A segunda parte aproxima o tema do contexto atual e aponta para os debates e perspectivas contemporâneas. Parte I: Abordagem conceitual e diferenciações entre política científica implícita e política científica explícita. As diferentes inserções do Estado na criação e manutenção das instituições de ensino e pesquisa no Brasil. A criação de universidades, laboratórios, institutos e centros de pesquisa. A profissionalização da comunidade científica. O período do Pós-Guerra: agências de fomento, o investimento na pós-graduação, os planos nacionais de ciência e tecnologia, a demanda e implantação de programas ministeriais. A ação da comunidade científica no período autoritário. O projeto e a implantação do Ministério da Ciência e Tecnologia. Parte II: Política de C,T&I e seus atores. As melhores práticas de C,T&I no mundo. Indicadores de C,T&I no Brasil e em países selecionados. Instituições e a política industrial e tecnológica do Brasil. A agenda brasileira de política industrial e tecnológica. Desafios do Brasil em política industrial e tecnológica. Novos mecanismos das instituições de fomento e de financiamento para desenvolvimento tecnológico e inovativo brasileiro. Os Fundos Setoriais, a Lei do Bem e a "nova" Lei de Informática. A Lei de Inovação. O novo arcabouço legislativo na área de propriedade intelectual.
Referências:

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