Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Tipo de Disciplina: |
REGULAR |
Forma de Participação: |
DISCIPLINA REGULAR |
Unidade Responsável: |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (11.01.06.30) |
Código: |
CHS-201 |
Nome: |
ECONOMIA DA INOVAÇÃO E DO CONHECIMENTO |
Carga Horária Teórica: |
48 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
60 h. |
Carga Horária Dedicada do Docente: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
108 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
Objetivos: Debater o papel da inovação e do conhecimento e suas implicações para a economia e estruturas de Ciência, Tecnologia e Inovação
(C,T&I).
Programa: Principais elementos teóricos da economia contemporânea sobre o papel da inovação na dinâmica capitalista. Condicionantes do
processo de inovação tecnológica e impactos para o crescimento das empresas e da economia. C,T&I e sociedade: geração e aplicação do
conhecimento. Contribuições da abordagem evolucionista sobre o conhecimento na economia. As contribuições da sociologia da inovação. Os
mecanismos de aprendizagem tecnológica e sua relação com o conhecimento. As dimensões tácitas e codificadas do conhecimento e o papel das
TICs. Abordagens de análise sobre o papel do conhecimento na economia. Sociedade da informação e do conhecimento: análises conceituais e
contribuições das abordagens.
|
Referências: |
|
|